Novo alerta de frio intenso e geada 

Da Redação

Assim como previsto pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ontem, 27, foi de chuva e queda na temperatura. Ontem os termômetros não passaram de 16ºC. A previsão é de três dias de baixas temperaturas essa semana em Cianorte e toda a região.

Segundo dados do Clima Tempo esta quarta-feira, 28, deve ser de mínimas de 6°C. Quinta, 29 e sexta-feira, 30, serão os dias mais frios da semana, com termômetros marcando 2 e 3°C, e grande possibilidade de geada.

Desta vez a frente fria será um pouco mais longa, e no sábado também serão necessários agasalhos mais pesados, com mínimas de 6° C. No domingo os termômetros começam a subir, com mínima de 12°C, e máxima de até 21°C.

FAKE NEWS

Durante o fim de semana muitas notícias foram divulgadas em sites, informando que a próxima frente fria seria a maior do século, principalmente na região sul. Previsões indicaram possibilidade de cair neve em quase todo o Paraná, além de temperaturas negativas de até -25°C. Informações que assustaram os paranaenses.

Para esclarecer a população, a Defesa Civil do Paraná emitiu uma nota nas redes sociais em relação a massa de ar polar com temperaturas extremamente baixas que deve atingir o Sul do País. Há expectativa de temperaturas mínimas em uma ampla área da Região Sul a partir do dia 29, na terceira onda de inverno mais intensa de 2021.

 De acordo com a nota, as informações trazem dados de previsões baseadas em modelos matemáticos que refletem as temperaturas em altitudes de aproximadamente 1.500 metros. Ressalta-se o fato que em grandes altitudes as temperaturas são mais baixas por natureza, sendo que mais próximo à superfície não se traduzem no mesmo valor.

Conforma a nota da Defesa Civil, uma massa de ar polar está entrando no Estado, trazendo temperaturas mais baixas. Entretanto, por mais que a temperatura caia, não deve permanecer dentro dos padrões típicos de inverno do Sul do País. “Isso quer dizer que os invernos não tão frios que tivemos recentemente refletem padrão atípico para o inverno de nossa região”, diz um trecho da nota. “Mesmo assim a Defesa Civil Estadual permanece atenta e monitorando esses possíveis eventos severos a fim de avisar e apoiar a população do Estado”, completa a nota.

De acordo com o Simepar, as temperaturas mínimas média no Paraná devem variar entre -1 °C e -5 °C. Ou seja, longe de previsões catastróficas.