Nova cooperativa regional vai fortalecer agricultura familiar

Agência Estadual

A região de Cianorte vai ganhar uma cooperativa agrícola para promover aumento da renda da agricultura familiar e valorização dos produtos regionais. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte).

A nova entidade será resultado da fusão de diversas pequenas associações de cidades vizinhas, que, com pouca estrutura, têm dificuldades para comercializar seus produtos e acessar programas governamentais de compras regulares, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Compra Direta Paraná, do Governo do Estado. Com o CNPJ de uma cooperativa já existente e administração conjunta com representantes de cada município, elas terão a possibilidade de se organizar para concorrer em chamadas públicas no próximo ano.

 Em agosto, aconteceu a primeira reunião para apresentar o projeto aos prefeitos. Segundo o chefe do núcleo regional da Seab em Cianorte, Francisco Cascardo Neto, 11 municípios estão envolvidos na iniciativa, inédita no Paraná. “A ideia é alcançar o mercado institucional de atacado e varejo na região. Existe um potencial que não está sendo explorado”, diz. A estimativa é de que 100 famílias de agricultores se associem à nova cooperativa, que deve ser formalizada até dezembro.

 As associações envolvidas produzem principalmente hortifrúti, ovos, pescados e mel, mas seu mercado fica restrito a feiras de produtores e pequenos comércios. Cascardo explica que aproximadamente 90% dos hortifrútis consumidos no município vêm de fora, por razões que incluem problemas na escala de produção, qualidade e regularidade de entrega. “Apenas para ter uma ideia, neste ano Cianorte recebeu produtos de seis cooperativas via Compra Direta Paraná, mas todas são de fora. Há um grande potencial, mas a falta de organização impede que este potencial seja atingido”, diz.

 ASSISTÊNCIA E INTEGRAÇÃO

Uma equipe técnica do IDR-Paraná já acompanha o trabalho. O engenheiro agrônomo e coordenador de Projetos em Cianorte, Rafael Meier de Mattos, diz que será possível explorar e fortalecer a vocação agrícola específica de cada município e oferecer diferentes caminhos para a comercialização. “Percebemos que vários municípios tinham vontade de organizar grupos de agricultores. Inicialmente, o objetivo é garantir mercado institucional, mas depois buscar também outros mercados, como e-commerce, Ceasa e restaurantes industriais”, explica.

Além da parte jurídica – o grupo já tem uma proposta de estatuto – o projeto envolve um grande esforço no que diz respeito ao aspecto social, de conscientização para a união de forças no campo. “Para o agricultor, a grande dificuldade é o mercado, e essa nova cooperativa vem resolver isso”, acrescenta Mattos.

Para efetivar a fusão, o grupo contará com estruturas já existentes. A prefeitura de Cianorte, por exemplo, ofereceria um espaço para processamento e distribuição dos produtos. Outras pequenas associações também já demonstraram interesse em compartilhar equipamentos e materiais. “Sendo assim, com local cedido, equipamentos já existentes, estrutura jurídica pronta, o início da Cooperativa seria promissora”, diz Cascardo.

 OPORTUNIDADE

Com 62 agricultores, a Associação dos Produtores Rurais de São Tomé (Aprorurais) é uma das envolvidas na iniciativa. A produção é diversificada, com frutas (goiaba, laranja, banana, morango, maracujá, abacate, jabuticaba, entre outras), verduras, legumes, tubérculos, temperos e feijão.  Para o produtor Márcio José Serenini, secretário da Aprorurais, além de ajudar na abertura de mercados e agregação de valor, uma cooperativa maior pode melhorar a logística de armazenamento e distribuição dos produtos em mercados regionais; garantir mais assistência técnica; colaborar para a redução de preços de insumos, sementes e mudas por meio da compra coletiva; e gerar maior rentabilidade dos produtos.