Inscrições para o Prêmio Memorial de Vivências da Cultura vão até quinta

Assessoria PMC

Com o propósito de eternizar a produção cultural paranaense realizada durante a pandemia da Covid-19, por meio de um museu virtual, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) estão promovendo o Prêmio Memorial de Vivências. Os trabalhadores culturais residentes no Paraná interessados em participar têm até às 18h desta quinta-feira (17) para efetuar a inscrição.

O edital é voltado para pessoas físicas e os interessados devem registrar alguma produção artístico-cultural realizada no período de isolamento social, por meio de cadastro no SisProfice (https://www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro/agente.php). Ao todo, 1.065 artistas de dez segmentos culturais serão contemplados com um prêmio individual de R$ 5 mil, totalizando um investimento global de R$ 5.325.000,00.

Podem participar trabalhadores das áreas de: Artes visuais; Audiovisual; Cultura Tradicional (Cultura Indígena, Cultura Afro e Matriz Africana, Caiçaras, Faxinalenses, Ciganos, Manifestações culturais étnico-culturais, Cultura de Refugiados(as), Migrantes e Apátridas); Diversidade Cultural (Manifestações culturais de gênero, Artistas de Rua, Culturas Urbanas, Hip Hop, Cultura LGBTQIA+); Dança; Ópera/Circo; Teatro; Literatura, Livro e Leitura; e  Música e Técnicos.

Segundo Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral de Cultura do Paraná, “o Memorial de Vivências foi pensado com o intuito de permitir que os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura do Estado contem suas histórias com as artes e o fazer cultural para que se registre esse momento particular que vivemos”, afirma.

Todas as etapas e outras informações estão descritas no edital, que está disponível no site da Unespar. Os participantes também podem solicitar mais informações pelo e-mail [email protected]