Cianorte terá mais seis pontos de fiscalização eletrônica

Da Redação

Com objetivo de melhorar ainda mais a segurança de motoristas e pedestres no trânsito de Cianorte, a Diretoria de Trânsito (Diretran) irá realizar um pregão no dia 25 de fevereiro para a aquisição de novos controladores de velocidade. Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade.

O munícipio conta hoje com 26 equipamentos de monitoramento. O sistema permite visualizar imagens de até 10 segundos antes e depois do motorista cometer a infração, o que pode ajudar em caso de pedidos de anulação de multas.

Ao todo, outros seis equipamentos, entre controladores e lombadas eletrônicas, serão instalados. Cada equipamento atende um ponto. As lombadas eletrônicas devem ser colocadas em vias urbanas de grande fluxo, para diminuição de velocidade em função de travessia ou acúmulo de pedestres. Já os controladores vão ser instalados nas vias mais afastadas e com grande tráfego de risco.

“As lombadas eletrônicas, em especial, é uma nova forma de controle para Cianorte. Permite não só o controle de velocidade, mas a integração com a cerca digital. Assim, a tecnologia da lombada eletrônica é uma boa aposta para substituir escalonadamente as lombadas físicas de asfalto”, comenta o secretário de Defesa Social, tenente coronel Elias Ariel de Souza.

CERCA DIGITAL

Segundo o secretario, o projeto da Cerca Digital avança mais uma etapa. No dia do pregão haverá a contratação da empresa responsável para a instalação dos equipamentos. A expectativa é de que o projeto seja entregue em até 90 dias após a contratação.

O projeto com investimento de aproximadamente R$ 680 mil é composto de 30 câmeras inteligentes e robóticas para leitura de placas de veículos, além das 26 faixas de monitoramento de radares e caracteres espalhados pela cidade. O sistema ainda permite mais conexões de até 50 câmeras de vigilância.

As câmeras, já instaladas, possuem também o leitor de caracteres, que podem posteriormente ajudar a identificar veículos furtados ou roubados, quando acrescentadas ao projeto de tecnologia.

O monitoramento inicial será realizado pela Polícia Militar, com link para a Polícia Civil. A expectativa é que o monitoramento possa ser integrado assim que a Guarda Municipal estiver instalada no município.

“Nós estamos trazendo para Cianorte um comando de controle robótico sem interferência humana e com qualidade de grandes centros urbanos”, destaca o coronel, ressaltando que a secretaria já tem convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para acesso à base nacional de veículos. “O projeto da Cerca Digital, por força do edital, exige da empresa vencedora do pregão a necessidade de acesso aos bancos de dados da Sesp, aí incluído a PRF. O convênio vai possibilitar identificar veículos furtados e roubados de todo o país que estiverem circulando em Cianorte”, finaliza.