Incêndio atinge linha da Copel 

Da Redação

Um incêndio ambiental atingiu a linha de distribuição de energia elétrica da Companhia Paranaense de Energia (Copel) que atende Tapejara. O fogo começou ás margens da rodovia PR-323, no quilômetro 255, por volta das 13 horas de domingo, 23, e foi controlado por equipes do Corpo de Bombeiros de Cianorte. Para que a distribuição de energia não fosse interrompida, a cidade foi abastecida por uma fonte alternativa. Os trabalhos foram finalizados às 18horas de segunda-feira, 23.

Segundo dados da Copel, se não houvesse outra linha para restabelecer a distribuição, 6,7 mil domicílios teriam ficado sem energia elétrica. Foi preciso substituir cinco vãos de fiação na rede, que é o espaço entre um poste e outro.

Só da macrorregião Noroeste, a Copel registrou 21 ocorrências de desligamento por queimadas no mês de julho. No primeiro semestre do ano foram 43 registros. A situação é ainda mais preocupante quando comparada ao ano passado que registrou 10 desligamentos por incêndios nos seis primeiros meses do ano. Segundo a Copel, essa foi a região com o maior aumento em todo o estado.

O fogo próximo à rede pode prejudicar o abastecimento mesmo que não entre em contato direto com os fios, por conta do fenômeno de ionização do ar, que induz o curto-circuito e traz risco, inclusive, de rompimento dos cabos. Por isso, em algumas situações o desligamento também é voluntário como medida de segurança, a pedido do Corpo de Bombeiros.

PREVENÇÃO

Além das condições climáticas ou naturais, uma parcela significativa dos incêndios é causada pela ação humana. É fundamental que se aumente os cuidados neste período, evitando queimadas de vegetação e de lixo, bitucas de cigarro lançadas no mato, fogueiras e balões. No Paraná existe ainda a previsão de penalidades para os causadores de incêndios ambientais, proporcionais à área atingida e aos danos causados ao meio ambiente.

O Corpo de Bombeiros orienta a população que, ao presenciar um incêndio ambiental, acione imediatamente a Central de Operações, pelo telefone 193. Nesta época de vegetação seca, o fogo descontrolado pode se alastrar rapidamente, causando danos irreversíveis à fauna e à flora.

MUTIRÃO DE LIMPEZA

A Copel promoveu no dia 14 de agosto, o mutirão anual de manutenção preventiva nas redes elétricas, com o objetivo de reduzir desligamentos de energia no período mais chuvoso do ano, e também evitar a propagação de incêndios nas margens das rodovias. Este ano os esforços do “Dia D” foram destinados à Terra Boa, com 23 colaboradores fazendo poda de árvores, instalação de espaçadores e retirada de pipas e outros objetos da rede.