Fundhospar zera internações por covid-19

Da Redação

Cianorte zerou, pela primeira vez desde o início da pandemia, as internações de pacientes com covid-19 na Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) Cianorte. Não há registro de novas internações há quatro dias. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também segue sem ocupação de leitos.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 03, pelo prefeito marco Franzato, secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci, e o diretor da Fundhospar, Gilmar Célio, através de uma publicação, nas redes sociais.

A Prefeitura explica que esse resultado é fruto do avanço da vacinação e das medidas preventivas tomadas. A secretária de Saúde, Rebeca pediu que as pessoas continuem se vacinando.

“Com o avanço da vacinação e a adesão da população às medidas sanitárias eficazes, atualmente, estamos em uma situação controlada e evoluindo a cada dia nessa luta árdua contra a covid -19. Hoje, podemos observar que os números, tanto de casos confirmados quanto de internações e óbitos, caíram bruscamente. Inclusive, no último mês, tivemos diversos dias com confirmação zero. Nesta segunda-feira, 6, completamos 39 dias sem mortes em decorrência da doença. Porém, ainda não é hora de baixar a guarda. Cada passo deve ser avaliado com muita segurança e base técnica. Não podemos ter surpresas por relaxar e, nesse sentido, é importante lembrar que o combate à covid -19 é um trabalho mútuo, uma via de mão dupla, de profissionais da saúde e a população”.

A Fundhospar também emitiu uma nota para informar e agradecer o trabalho dos profissionais de saúde.

“Cianorte começou a enfrentar as consequências da Pandemia covi-19 em março de 2020. Depois de um 01 ano e 08 meses, é com muita alegria e sentimento do dever cumprido, que comunicamos estar com zero paciente internado na Clínica COVID e UTI COVID. Gostaríamos de registrar agradecimentos aos profissionais da Fundhospar, em especial aos que estiveram na linha de frente, pelo empenho e dedicação, bem como enaltecer e parabenizar todos os profissionais envolvidos nesta nobre missão”.

A Santa Casa mantém oito leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI/COVID) e oito leitos de enfermaria, mas todos vazios no momento.

Apenas três pessoas se recuperam da doença em casa.

PANORAMA

Desde o início da pandemia, 10. 549 moradores de Cianorte foram diagnosticados com a covid-19. Deste total, 180 pessoas não resistiram e morreram com complicações causadas pela doença.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 10.366 pessoas diagnosticadas já estão recuperadas.

A Prefeitura de Cianorte também tem celebrado. Desde a última sexta-feira, 29, o município tem zero novos casos e apenas três ativos de covid-19 na cidade.

NOVA VARIANTE

O Brasil já registra casos da nova variante do coronavírus, a ômicron, que rapidamente se espalhou pelos cinco continentes. Cientistas e laboratórios produtores de vacinas avaliam a necessidade de novos imunizantes mais adequados à nova mutação. A prevenção recomendada é o uso de máscara e distanciamento social. Rebeca diz que o município está em alerta, e pede cautela a população.

“A nova variante do coronavírus, a ômicron, nos deixa preocupados, justamente pelas dúvidas sobre o seu impacto. O momento pede muita cautela e que todas as medidas sejam aplicadas em cumprimento às notas técnicas. Nossa equipe está focada, monitorando e acompanhando todas as orientações oficiais. Na UPA, considerando que o cenário de atendimento permanece mesmo com satisfatórios resultados negativos, a equipe mostra-se atenta na investigação dos sinais e sintomas, bem como possíveis contatos. Além disso, a UPA mantém seu procedimento enquanto unidade sentinela, que é o envio de material coletado por amostragem à SESA, para sequenciamento genético e possível identificação de nova cepa”.