Com lei de autoria do deputado Jonas Guimarães, Cianorte adere ao Susaf/PR

Da Assessoria

Os pequenos agricultores de Cianorte podem comemorar. Agora o Município integra o Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf), por meio da lei 17.773/2013, de autoria do deputado estadual Jonas Guimarães.

Com a adesão ao Susaf, os produtores de industrializados coloniais (derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel) poderão vender seus produtos livremente entre os municípios do Estado – anteriormente, a venda era restrita ao município de origem. A lei foi regulamentada pelo Estado em março do ano passado.

O deputado estadual Jonas Guimarães, autor da lei que instituiu o Sistema, demonstrou sua satisfação com a adesão do Município de Cianorte. “Este é um dos projetos de lei mais importantes dos meus mandatos. Estamos tornando possível que os nossos pequenos produtores possam vender seus produtos em todo o Estado do Paraná, gerando renda e levando qualidade de vida à nossa gente. Temos a oportunidade de levar nossos produtos com excelência a todos os paranaenses”, salientou o deputado.

O prefeito de Cianorte, Marco Franzato, afirmou que esta é uma conquista imensurável. “Nossas agroindústrias, em especial as familiares e de pequeno porte, têm a oportunidade de ampliar os horizontes, com mais possibilidade de negócio. A cidade ganha como um todo, alcançando reconhecimento em âmbito estadual pela qualidade dos produtos genuinamente cianortenses”, disse o prefeito.

O Susaf-PR compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agricultura e agroindústria familiares, de produção artesanal e de agroindústria de pequeno porte. O sistema é constituído pelo conselho gestor, câmara técnica e serviço de inspeção municipal ou consórcio de municípios.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a necessidade de a agroindústria familiar ser indicada por um bom serviço municipal de inspeção ou por um consórcio de municípios. “O horizonte comercial de uma agroindústria não é mais só o município, pois o consumidor é o mesmo onde quer que esteja”, explicou.

O Chefe do Núcleo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Cianorte, Francisco Cascardo, falou sobre a necessidade de os municípios aderirem ao Susaf-PR. “O Sistema é importantíssimo pois beneficia milhares de pequenos produtores no Estado, que poderão ter acesso a um mercado consumidor maior. Portanto, é importantíssimo que os prefeitos tomem conhecimento do Susaf e se engajem no Sistema, que façam sua adesão, para que possam credenciar os pequenos produtores e trazer crescimento para as famílias e os municípios”, disse.