Franzato viabiliza mil moradias e promete zerar déficit habitacional até o fim de 2022

Da Redação

O prefeito de Cianorte, Marco Franzato confirmou hoje, 10, a construção de mil novas moradias populares em Cianorte até o fim de 2022 e prometeu zerar o déficit habitacional da Capital do Vestuário através de uma parceria do município com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Caixa Econômica Federal (CEF), que será o agente financiador do projeto.

A informação foi dada hoje pela manhã,  dia em que o prefeito foi recebido em audiência com o governador Ratinho Júnior, em Curitiba. Durante o encontro no Palácio Iguaçu, o prefeito esteve acompanhado do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes e do coordenador de Novos Negócios dos Portos do Paraná, Ângelo Augusto Romão Manfrinato, o Fão.

De acordo com Marco Franzato, o projeto, que teve o sinal verde autorizado pelo governador Ratinho Júnior, terá início ainda em 2021, com o começo da construção das primeiras 600 unidades. Nesta etapa serão executadas 500 moradias na sede do município e outras 100 divididas entre os distritos de Vidigal (50) e São Lourenço (50). As outras 400 unidades serão executadas em uma segunda etapa, mas que devem começar já em 2022. Na segunda etapa serão construídas outras 300 unidades em Cianorte e mais 100 nos dois distritos, obedecendo a mesma proporcionalidade da primeira.

Franzato disse que com a entrega das moradias e com mais algumas unidades que a prefeitura deve viabilizar em breve, a intenção é zerar o déficit habitacional de Cianorte que hoje é de 1, 3 mil moradias. “É o maior projeto habitacional já executado em Cianorte. Vamos zerar o déficit habitacional em Cianorte oferecendo moradia digna para famílias que realmente precisam de um teto para morar”, disse o prefeito.

As moradias integram o programa Casa Fácil Paraná e são destinadas a famílias cuja renda familiar não ultrapasse seis salários mínimos. A Cohapar financia, através da Caixa Econômica, diretamente e o município, em contrapartida, doa os terrenos onde será erguidos os empreendimentos. Os beneficiários do programa ainda serão contemplados com uma bonificação de R$ 15 mil que servirá como entrada para as moradias populares.

De acordo com o prefeito, em Cianorte a maior parte das moradias vai ser erguida em dois conjuntos habitacionais. Um deles em um terreno na região bairro Aquiles Cômar, região Leste da cidade, e o outro ficará na Jardim Belas Artes.

INFRAESTRUTURA

Durante sua audiência com o governador Ratinho Júnior, Marco Franzato também conseguiu aceno positivo do governo para obras de duplicação do trecho urbano da PR-082 e o compromisso de finalizar a estrada Imbariê, que liga o distrito de São Lourenço à rodovia BR-487, a Estrada da Boiadeira. Além dos quatro quilômetros que já estão prontos para serem inaugurados, serão mais 5 km de asfalto num segundo momento.

Conforme o prefeito, Ratinho Júnior também sinalizou positivamente para o asfaltamento da estrada Comissão, que liga Jussara a Cianorte, via distrito de Vidigal. Além disso, governador e prefeito discutiram também a viabilidade de um novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Cianorte.