Em Cianorte, saldo de contratações em 2021 foi 1.897% maior que o ano passado

Assessoria PMC

Cianorte fechou 2021 com saldo positivo na geração de empregos formais. Em comparação com 2020, o número foi 1897% maior. Isto é o que apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados, na última segunda-feira (31), pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo o índice, durante o ano passado foram registradas 11.459 contratações com carteira de trabalho e 9.960 desligamentos, demonstrando um saldo positivo de 1.499 vagas, contra -79 do ano anterior. O setor que mais empregou foi o da indústria, com 4.833 admissões; seguido pelo de serviços, com 3.006; e comércio, com 2.844.

De acordo com o relatório, em 2021, considerando a quantidade de admissão por habitante, com uma contratação para cada 7,4 habitantes, houve um aumento de 26% entre os anos de 2020 e 2021, ficando à frente de Umuarama (22%), Campo Mourão (24%), Paranavaí (25%) e do Paraná (22%). Outro indicador apontado pelo documento foi o saldo por habitante que indica a diferença entre admissão e demissão. Ele revelou que houve um aumento de 1.897%. Cianorte superou cidades como Paranavaí (+786%), Campo Mourão (+258%) e Umuarama (+227%).

“O cenário econômico do município de Cianorte vai na contramão do restante do país. Os dados apresentados pelo CAGED demonstram o quanto as empresas têm acreditado no município, gerando e mantendo milhares de empregos e dinamizando a economia local. Como agente ativo das transformações que o Município vem vivendo em 2021, acredito que o nosso papel é proporcionar segurança para as empresas já instaladas e incentivar as inúmeras que virão”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Larissa Meneguello Biggi Polli.

“Apesar da pandemia e do retrocesso dos últimos anos, Cianorte volta a ser destaque no cenário estadual. Estamos fazendo uma gestão transparente e preparando a cidade para dar uma resposta rápida, em todas as áreas da economia. Isso reflete na geração de empregos que hoje estamos comemorando, mesmo em um cenário tão desafiador como o que vivemos nos últimos meses. Desde o início da nossa gestão, os empresários têm nos procurado, por entender que as portas estão abertas. E nós, enquanto governo, faremos o que for possível para fortalecermos ainda mais o desenvolvimento em nossa cidade”, enfatiza o prefeito, Marco Franzato.