Cianorte: Prefeito Marco Franzato faz balanço positivo do primeiro ano de mandato

Da Redação

Marco Franzato encerrou o primeiro ano de sua gestão à frente da Prefeitura comprometido a continuar o trabalho de melhorias que vem fazendo pela cidade. Segundo ele, daquilo que foi planejado para 2021, poucos projetos precisaram ser adiados para este novo ano.

Em conversa com a equipe da TRIBUNA DE CIANORTE, Franzato contou que o maior desafio enfrentado no primeiro ano de mandato foi a necessidade de se dedicar a novos projetos.

“Esse foi um ano de muito aprendizado. E o grande desafio foi iniciar do zero, em um munícipio que não havia projetos. Muitas coisas saíram de 2021, mas sabemos que tem muito mais para acontecer”, diz o chefe do executivo de Cianorte.

“Sai da iniciativa privada. Nela as coisas acontecem com mais rapidez, como orçamentos e compras. Já no poder público precisa-se de mais tempo, no caso de licitações, projetos. É uma nova forma de trabalhar”, explica.

Do que foi programado para ser entregue em 2021, pelo menos 90% foi concluído, afirma o prefeito. “Poucas coisas precisaram ser adiadas. A iluminação pública, por exemplo, era um projeto que queríamos ter adiantado e acabou sofrendo alguns embargos. Mas este ano deve ser entregue à população cianortense” ressalta.

Sobre os planos para 2022, Franzato demonstra otimismo ao confirmar que a Prefeitura iniciou o ano com 20 obras em andamento, como as revitalizações de praças, estradas e avenidas. “O canteiro de obras segue o plano de investimento para os próximos dois anos, devendo reestruturar toda a cidade”, comemora.

PRIORIDADES

De acordo com o prefeito, não houve uma prioridade em sua gestão, mas a necessidade de atender as diversas demandas do município. Em parceria com o setor privado, os projetos atenderam todas as secretarias municipais. “Tivemos que enfrentar os problemas na saúde, por conta da pandemia, com bastante foco, mas sempre trabalhando em conjunto com todas as pastas. E estamos começando o ano com o mesmo foco”.

DESAFIOS DA PANDEMIA

A pandemia afetou diretamente a administração pública e privada, além de necessitar de atenção redobrada dos prefeitos. Para Franzato, esse foi um desafio inesquecível. “Quando chegamos na administração acreditávamos que a pandemia estava na reta final. E não foi o que aconteceu. Um dos dias mais importantes, e que não vou me esquecer, é de um domingo em que tivemos que correr todos para a prefeitura procurando formas de conseguir oxigênio para garantir que não faltasse àqueles que precisassem, o que  graças a Deus não aconteceu. Sem dúvida, o covid foi o pior desafio que enfrentamos”, finaliza.

Principais resultados de 2021:

– Prefeitura economizou mais de R$ 19 milhões em relação ao ano anterior;

– Criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes;

– Fim da fila de espera para liberação de sessões de fisioterapia e para exames laboratoriais e de imagem;

– Atendimento estendido até às 22h em quatro UBSs;

-Aquisição de equipamentos hospitalares e medicações de alta complexidade;

– Readequação de diversas vias rurais, como a Estrada dos Amores, da Pedreira de Vidigal e a Estrada da Bica;

– Criação do auxílio emergencial municipal para os profissionais de eventos;

– Mais de 2,3 mil colocações no mercado de trabalho – aumento de mais de 1.250% em comparação a 2020;

– Criação da Secretaria Municipal de Defesa Social, que agrega a Diretran e a Diretoria de Proteção e Defesa Civil;

– Criação do auxílio emergencial municipal, que transferiu renda de R$ 750 a 740 pessoas durante o período de pandemia;