Desde 2015, Japurá mantém Ideb acima de 7, 0, o melhor índice da região

Desde 2015, Japurá apresenta um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) igual ou maior que 7,0 no ensino fundamental inicial. O índice do município segue como o mais alto dos últimos anos e registrou 7,0 em 2015 e 7,3 em 2017 e 2019. O Ideb é realizado a cada dois anos e avalia a qualidade do ensino nas escolas públicas.

No ensino fundamental, séries iniciais, o resultado do Ideb aponta que os estudantes do primeiro ao quinto ano de Japurá em 2019 tiveram níveis de aprendizagem superior às projeções realizadas para 2019 e 2021, que era eram de 6,5 e 6,7, respectivamente, superando a meta estabelecida no Plano Nacional e Plano Municipal de Educação. 

De acordo com a secretaria municipal de Educação, Sônia Molena Felix, o resultado do Ideb se deve ao trabalho em conjunto. “É fruto de uma construção coletiva, do empenho dos profissionais da educação, da gestão em equipe e do comprometimento da administração municipal com a qualidade da educação em nosso município”, afirmou a secretaria.

Conforme Sonia, desde 2013, quando o Prefeito Orlando Frazatto assumiu a administração, o incentivo e o investimento para a educação era prioridade.  

Além do investimento na educação, diversos outros fatores contribuíram para o índice do município. “O investimento no aluno, a formação do professor, as aulas em contra turno para alguns alunos – como o reforço escolar –, a valorização de todos os profissionais da educação, a atuação pedagógica por meio de planejamento, incentivo à leitura e vigilância na apropriação dos conteúdos a serem trabalhados com os estudantes, bem como o cuidado nutricional, afetivo e sócio familiar das crianças”, esclareceu Sonia.

Segundo a secretaria, o foco principal na aprendizagem do aluno é por meio da “construção coletiva. “A família tem um papel fundamental, deve ‘ser escola’”, destacou.

Como afirmou Sônia, a secretaria de Educação defende que a aprendizagem se constrói com trabalho e o incentivo desde a Educação Infantil. “Por isso, temos a satisfação de manter a melhor nota Ideb da região, isso demonstra a valorização do conhecimento, o incentivo aos estudos e atenção com a estrutura da rede municipal de ensino”, afirmou. 

De acordo com a secretaria, a educação do município busca tornar o processo educacional prazeroso. “Os profissionais da educação sabem os caminhos para chegar aos resultados e fazem isso com total comprometimento”, reforçou.

Formação de professores ajuda na valorização no ensino na escola. Foto: Divulgação Secretaria de Educação

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.