Deppen registra quase 8 mil audiências judiciais por videoconferência em 2021

Agência Estadual

Mais de 8 mil audiências judiciais por videoconferência foram registradas entre abril e dezembro de 2021 em todas as unidades do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), segundo o Sistema de Gestão da Execução Penal (SIGEP). Foi em abril do ano passado que o SIGEP começou a contabilizar os dados das audiências judiciais por videoconferência.

Em média, foram 29 teleaudiências por dia nas 118 cadeias públicas e penitenciárias. A utilização do serviço nas unidades prisionais leva em consideração o cenário de pandemia da Covid-19.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Polícia Penal do Paraná, Francisco Caricati, desde 2018 a instituição já vislumbrava uma economia adicional e maior segurança nas audiências junto ao Poder Judiciário, com essa nova modalidade, e com a pandemia, a videoconferência acabou se tornando uma necessidade, que está sendo expandida.

“Hoje vemos um grande avanço neste serviço, o qual evitou o trabalho de escoltas para audiências que geralmente causavam transtornos não só para o Deppen, mas também para Polícia Militar e o próprio Poder Judiciário, com a logística que tinha ser feita nos fóruns e com segurança nas audiências de modo geral. Isso vem trazendo uma economia para o Estado e o benefício tem sido excepcional. Estamos cada vez mais buscando alternativas para aprimorar essa metodologia de trabalho”, esclarece.