Cianorte vai receber viatura do IML

Da Redação

O secretário de Defesa Social de Cianorte, tenente-coronel Elias Ariel de Souza, junto à secretária municipal de saúde, Rebeca Galacci, anunciou na tarde desta quarta-feira, 27, a chegada de uma viatura para serviços do Instituto Médico Legal (IML). O automóvel deve chegar na próxima quinta-feira, 4.

Sem viaturas desde janeiro deste ano, a população tem reclamado da demora no isolamento e retiradas de vitimas de mortes violentas na região. O tempo médio para retirada desses corpos é de quatro a seis horas.

O recolhimento vai acontecer através de um convênio entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Prefeitura de Cianorte. O veículo será locado pelo o Estado. A Prefeitura vai custear os gastos com combustíveis e a contratação de três a seis pessoas para o efetivo. Entre eles, três motoristas, e eventualmente, até três auxiliares.

“A Administração não estava insensível quanto ao apelo da população. Mas era necessário tempo e protocolo. A parte de execução vai acontecer pela Secretaria de Saúde, local onde a viatura também deve ficar”, explica o coronel.

Durante a coletiva de imprensa, o coronel explicou que mesmo com a viatura, o tempo de espera deve permanecer longo, até o início de 2022, quando haverá uma equipe de pericia técnica disponível na cidade. “O IML funciona basicamente como uma Central de Leitos, como o corpo só pode ser retirado após a chegada da equipe da pericia, o tempo ainda deve se estender. Para resolver isso vamos disponibilizar um local e contratar uma equipe de pericia técnica no início do próximo semestre”, explica o coronel.

O Projeto para a sede do IML em Cianorte terá um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, com a origem ainda não definida.

A sede vai atender todos os doze municípios da macrorregião. Segundo o coronel, o terreno já foi cedido pela Prefeitura, com pedido na Câmara para aprovação. A previsão de entrega é até 2023.