Prefeita decreta emergência sanitária e espera receber recursos para reconstrução
Da Redação
Menos de 48 horas depois do temporal que destruiu diversos prédios públicos, destelhou casas em empresas e deixou quase metade da população de Japurá sem energia e sem comunicação, a prefeita da cidade, Adriana Polizer anunciou que assinou o decreto que coloca a cidade de quase 10 mil habitantes em estado de emergência sanitária.
O anúncio foi feito através de suas redes sociais. Conforme a chefe do executivo, o decreto foi assinado em virtude dos estragos e prejuízos causados pelo temporal que atingiu a cidade na madrugada de domingo, 24.
Junto do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves e do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, a prefeita explicou as medidas que estão sendo tomadas para reconstruir o que foi destruído pela chuva e pelo vento.
Os representantes da Defesa Civil estiveram em Japurá para verificar os estragos decorrentes das chuvas e analisar as possibilidades de apoio federal e estadual ao município, considerado um dos mais atingidos pelo temporal do fim de semana. Os analistas da Defesa Civil Estadual têm atuado para orientar e auxiliar os municípios nas documentações necessárias, permitindo que o apoio chegue o mais rápido possível aos locais mais afetados.
De acordo com Adriana Polizer, o decreto é uma possibilidade de viabilizar recursos para ajudar no enfrentamento e reconstrução causados pelos danos do último temporal. A prefeita explicou que com os recursos a serem pleiteados, a prefeitura vai reparar os danos causados a vários prédios públicos, auxiliar famílias que necessitem de apoio e facilitar o acesso a alguns programas emergências dos governos federal e estadual.