Cianorte registra temperatura negativa

Da Redação

De acordo com dados do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), Cianorte foi uma das 34 cidades do estado que registraram temperaturas negativas durante a madrugada de quinta-feira, 29. Os termômetros chegaram a marcar 0°C com sensação térmica de -2°C. Geou no dia mais frio do ano, mas segundo os especialistas, com menor intensidade.

Cianorte bateu recorde de frio, assim como outras 25 cidades do Paraná , e até às 12 horas de ontem, 29, os termômetros não haviam passado dos 8,5°C. Assim foi durante todo o dia, com máximas de até 13°C.

O vento forte deixou a sensação de frio ainda maior do que os registrados no termômetro. Em Cianorte a velocidade atingiu os 24.8 km/h, apesar de incômodo, o vento ajuda a conter a geada nas primeiras horas da manhã.

Para esta sexta-feira, 30, a previsão é de tempo estável, sem ocorrência de chuva. Mesmo com sol, a temperatura não sobe muito, mesmo no período da tarde. Tempo semelhante à quinta-feira, permanecendo também o alerta para geadas.

Apesar de ainda frio, o sábado deve ser com tempo estável e temperaturas um pouco mais elevadas, e sem possibilidade de geadas. Domingo será com mínimas de até de 10°C, e a partir de segunda-feira, 2, a frente fria começa a se distanciar.

Corpo de Bombeiros alerta para riscos de acidentes com aquecedores 

O Corpo de Bombeiros alerta os moradores paras os riscos de acidentes e incêndios ao tentar improvisar aquecedores em ambientes fechados, até mesmo para quem possui lareira ou fogão á lenha, é preciso cuidado.

“A onda de frio é mais forte do que estamos acostumados, e para se aquecer, algumas pessoas acendem chamas dentro de cômodos das residências, e podem se envolver em acidentes, provocar queimaduras e até a morte por intoxicação de monóxido de carbono, que é quando acendem chamas em ambientes totalmente fechados, e sem a troca de oxigênio, as pessoas perdem a consciência e podem até morrer”, explica a tenente do 8° Subgrupamento de Bombeiros Independente, em Cianorte, Cássia Feitosa.

Os aquecedores incandescentes, que são os mais comuns entre as formas de aquecimento, também exigem cuidados. “Evitar sempre cobrir esses aquecedores com tecidos, isso pode iniciar um foco de incêndio,” explica a tenente.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, nesses dias de frio intenso, são comuns ocorrências de incêndios em casas e prédios abandonados de Cianorte, usados por moradores de rua, que acendem fogueiras para se aquecer. Para evitar situações assim e garantir a segurança deles, a Assistência Social permanece com o trabalho de acolhimento e encaminhamento para abrigos do município.