Cianorte está há 10 dias sem registro de mortes por covid-19

Da Redação

Cianorte atingiu na sexta-feira, 15, o marco de dez dias consecutivos sem registro de mortes por decorrência do novo coronavírus. Esse é a segundo maior janela de tempo do ano, seguido de setembro, que não registou mortes em um período de 13 dias. Até o momento, outubro registra um óbito. Na primeira quinzena do mês passado, esse número alcançava os seis registros.

Setembro de 2021 encerrou com oito óbitos. Se comparado ao pior mês da pandemia, houve uma queda de 77,7% em comparação a março, quando 36 pessoas perderam a vida. Em agosto, foram cinco mortes, seguido de julho, com 15 registros.

A redução na curva de mortes esta relacionada à queda no número de novos casos. Uma consequência do plano de imunização contra a covid-19.  Conforme aumenta o número de pessoas com o quadro vacinal completo, novos casos e quadros com necessidade de internação despencam.

Setembro encerrou com 324 novos contaminados, menor número de todo ano. Antes desse período, o menor registro foi em outubro de 2020, com 101 casos confirmados. Em comparação ao pico de contaminação, a queda é de 79,3 %. Quando Cianorte registrou 1.572 casos em um mês.

TAXA DE OCUPAÇÃO

De acordo com o último boletim divulgado pela Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), a taxa de ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS), em Cianorte, era de 33,33%. A rede particular e de convênios está com 100% dos leitos disponíveis desde o dia 17 de agosto.

A última vez que os leitos de UTIs do SUS apresentaram 100% de lotação, foi em 29 de julho. Desde então a lotação não ultrapassa os 66,66%, com quatro pacientes internados. A menor lotação do ano aconteceu entre os dias 26 e 31 de agosto, atingindo os 16,67% e com apenas um paciente internado.

Segunda a Fundhospar, os pacientes internados são moradores de Cianorte, Umuarama, São Manoel do Paraná, e Tuneiras do Oeste. Com idades entre 65 e 81 anos.

REGIÃO

Entre os municípios da macrorregião, Guaporema se destaca por ter apenas um registro de morte este ano. Ao todo foram cinco óbitos, e 1.030 casos na cidade que não registra novos positivados desde 14 de setembro.

Em São Manoel do Paraná, a última morte foi registrada no dia 02 de maio de 2021. Ao todo são 227 casos confirmados, e dois óbitos por complicações da doença. Indianópolis não tem registro de mortes desde o dia 29 de maio.

Tapejara completou nove dias sem registros de casos. Desde o início da pandemia, foram 2.119 contaminações, e 36 pessoas que não resistiram aos sintomas da doença.

VACINÔMETRO

Segundo dados da Secretaria de Saúde, 58.840 pessoas receberam a primeira dose (D1), em Cianorte. 41.100 delas já foram completamente imunizadas. 3.306 receberam a dose única, 1.407 foram vacinados com a dose reforço, entre eles, idosos e profissionais da saúde.

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 70% da população atendida pela 13º Regional de Saúde (RS) já receberam a primeira dose, e 50% já estão completamente imunizados.

 

A última vez que os leitos de UTIs do SUS apresentaram 100% de lotação, foi em 29 de julho

Foto: ARQUIVO