Casos de dengue disparam na região

Agência Estadual

 Em uma semana, o aumento no número de casos confirmados de dengue nos municípios atendidos pela 13ªRegional de Saúde (13ªRS), chegou a 20%. Ao todo, foram 344 notificações, 188 casos confirmados e 265 exames aguardando resultado. Os dados são do 30º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Das 11 cidades da região, Cidade Gaúcha, Guaporema e Jussara são as únicas que não registraram casos nas ultimas 31 semanas.

Mesmo com diversas campanhas de conscientização em escolas, empresas, comércios, igrejas, residências e em toda a cidade, o número de notificações aumenta em todo o período com aumento de chuva e calor.

Cianorte e Japurá são as cidades com maiores índices. A Capital do Vestuário tem 46 casos, oito deles confirmados na última semana. Japurá teve 10 novos registros nos últimos sete dias e conta com 52 pacientes diagnosticados com a doença.

AÇÕES

A Secretária Municipal de Saúde de Cianorte inicia neste sábado, 26, um mutirão para encontrar e exterminar o foco do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti.

Aa ações devem acontecer nos próximos quatro finais de semana e atender todas as residências da cidade. Os agentes de saúde irão contar com apoio dos soldados do Tiro de Guerra, empresários e voluntários.

PARANÁ

 O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira, 22, pela Secretaria de Estado da Saúde registra 33.629 casos suspeitos, com 4.489 confirmações. São 1.678 casos a mais que o informe anterior.

Até o momento, 345 municípios registraram notificações de dengue. Destes, 210 confirmaram a doença, sendo que 165 municípios registraram autoctonia, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há, ainda, 7.272 casos em investigação e o registro de um óbito, registrado na semana passada.

Historicamente, março, abril e maio são os meses em que são registrados os maiores números de casos de dengue no Paraná.