Casos de Covid-19 ultrapassa a marca de 15 mil registros na região

Da Redação

Os 12 municípios que pertencem a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte) somam desde o início da pandemia, 15.534 casos confirmados do novo coronavírus, e em todas as cidades houve mortes por decorrência da doença, totalizando 237 óbitos. O avanço nos números registrados têm feito os prefeitos desses municípios tomar novas medidas de restrições e circulação para tentar conter o avanço da contaminação.

As decisões são tomadas de acordo com os decretos estaduais e o avanço da doença em cada município. De acordo com o site bRASIL.IO, a cidade com maior e ais preocupante taxa de letalidade (percentual de mortes por contaminados por Covid-19) na região é Tuneiras do Oeste com 2,38% e população de 8.6 mil habitantes, foram 588 casos e 14 mortes desde o inicio da pandemia. O município estuda novas medidas restritivas para os próximos dias.

“O nosso município aumentou o número de casos consideravelmente, e isto tem nos preocupado muito. Hoje, 27, vamos ter uma reunião com o secretário de Saúde do Paraná (Beto Preto) por vídeo-chamada para analisarmos nossa situação”, reconheceu o prefeito Taketoshi Sakurada.

Cianorte, que é a cidade referência em leitos para a os municípios da Amenorte, tem 6.657 casos confirmados, e uma taxa de letalidade 1,94%, o número é inferior à média estadual que é de 2,40%. A lotação em leitos disponíveis para pacientes com Covid exige que o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus de Cianorte leve em consideração a situação em toda a região, para as tomadas de decisões na área da saúde pública no município.

Em São Tomé, Rondon, e São Manoel do Paraná, e Tapejara, os decretos em vigor seguem até o dia 31 de maio, e devem continuar com as mesmas restrições, segundo as prefeituras.

Terra Boa é a segunda cidade da região com maior número de óbitos, 29. Segundo a prefeitura da cidade, uma reunião na quarta-feira, 26, decidiu não fechar completamente a cidade, mas aumentar as restrições no atendimento do comércio.

Japurá passou por uma semana de decreto com medidas que restringiram o atendimento no comércio e atividades não essenciais. As ações foram necessárias para conter o avanço nos novos casos, que em três dias chegaram a 60 positivados.

Números de casos e letalidade nos municípios que pertencem a Amenorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.