Casa de Passagem registra aumento na procura por abrigo durante dias frios

Da Redação

Durante os dias de frio intenso as casas de passagens ou casas de apoio passam a atender mais pessoas, muitas vezes encaminhadas pela prefeitura para garantir segurança e abrigo durante frio. A Entidade Socioassistencial, Centro de Apoio para Pessoa em Estado de Rua (Caper), em Cianorte, atende com quase o total da sua capacidade.

A Caper é localizado na Avenida Rio Branco, e tem a colaboração da prefeitura de Cianorte. Desde a chegada do inverno, a equipe da Abordagem Social tem intensificado o trabalho, oferecendo o serviço de alimentação, banho, troca de roupas e pernoite.

No ambiente cabem até 40 pessoas, durante o ano atendem em média 20 pessoas por dia, e no período de frio, a demanda aumenta em atendimento com alimentação e pernoite. Todo trabalho é intensificado no local.

“Durante o inverno, a nossa cozinheira precisa trabalhar mais. No verão ela cozinhava cinco quilos de arroz. Durante o frio sobe para 10 quilos por no dia, fora feijão e outros alimentos”, conta o coordenador do Caper, Israel Moraes ‘‘.

Segundo a Prefeitura de Cianorte, no inicio da semana, um homem que preferiu ficar na rua após ser convidado a ir para o abrigo precisou de atendimento médico devido a complicações pela baixa temperatura. Na noite de 29 de junho, outros dois homens não aceitaram o serviço de passagem no Caper e preferiram permanecer na rua. Apesar do frio intenso, a equipe de abordagem não teve nenhuma intercorrência de encaminhamento para atendimento em saúde.

Quando as pessoas não aderem ao serviço, ou seja, preferem ficar na rua, a equipe da abordagem social fornece cobertores.

CAMPANHA DO AGASALHO

A campanha do Agasalho no Município de Cianorte é realizada anualmente pela entidade Socioassistencial Provopar e, neste ano, teve como tema “Coberta boa, a gente doa”. Dessa forma, as arrecadações de cobertas vêm sendo distribuídas à população. Desta campanha, os dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) receberam 18 cobertas que já foram destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade.

A Abordagem Social pede que caso alguém encontre uma pessoa em situação de rua que entre em contato pelo  (44) 99118-8217.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *