Cartão postal de Japurá tem nova iluminação

Da Redação

Desde o dia 1º de novembro, o reservatório de água, cartão postal de Japurá, está iluminada e decorada para a campanha Novembro Azul. Assim como todo o mês de outubro foi reforçada a importância da saúde da mulher, este mês os olhos estão voltados para os homens. No mês passado foram feitos 350 exames preventivos, e 199 pedidos de exames de mamografia encaminhados.

 

Nas próximas semanas a Secretaria de Saúde de Japurá irá intensificar as consultas e exames de ultrassonografia da próstata e Antígeno Prostático Específico (PSA). Exames preventivos do câncer de próstata.

“Da mesma forma que orientarmos as mulheres, nós vamos intensificar a conscientização dos homens. Mais do que o ponto com uma decoração bonita, nós queremos chamar a atenção desses pacientes”, destaca a prefeita Adriana Polizer.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos que possuem histórico familiar de câncer de próstata, sofrem de obesidade, ou são homens negros, que sofrem maior incidência deste tipo de câncer, ou possuem 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista anualmente.