Outubro termina com menor número de diagnósticos e mortes em um ano

Da Redação

Cianorte já vive uma realidade bem diferente ao período crítico da pandemia. A cidade fechou o mês com o menor número de novos casos de covid-19, desde outubro do ano passado, e o menor em registros de mortes, desde setembro de 2020. Nos últimos 30 dias, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Cianorte somou 199 casos, e uma morte.

Se comparado ao mês anterior, Cianorte registra queda de 38,5% em novos casos, quando setembro registrou 324 positivados. E queda de 88,8% no número de mortes, comparado com nove óbitos registrados no mês anterior.

Quando comparado com março, pior mês da pandemia, a queda é de 82% no número de casos e 97% nos registros de mortes. O mês foi o pico da doença em Cianorte, ao fechar o ciclo com 1.107 diagnósticos e 36 mortes.

Segundo o último boletim emitido pela Secretaria de Saúde, Cianorte registra 10.476 casos, 10.266 pacientes recuperados, 34 pessoas em monitoramento, e 180 óbitos, em todo o período de pandemia.

A última vítima de complicações da covid-19 foi um homem, de 65 anos, internado na Santa Casa de Cianorte. De acordo com os médicos, o paciente possuía comorbidades.

O cenário na Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) de Cianorte está mais calmo há alguns meses. O último boletim informou que 33,33% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados, com quatros vagas disponíveis.

A UTI covid não tem 100% de lotação desde 29 de julho. A enfermaria está com três pacientes internados e dez leitos vagos. Os pacientes possuem entre 37 e 68 anos, e são moradores de Cianorte, Altônia, e Tuneiras do Oeste.

Os leitos do sistema particular e convênios não recebe paciente na UTI desde 17 de agosto. A enfermaria também permanece sem pacientes.

TESTES

Os números de testes realizados via o Laboratório Central do Estado (Lacen) também caiu. Foram mais de 30 mil testes de covid-19 feitos este ano.

Outubro encerrou com 1.408 testes aplicados seguido de 1.512 no mês anterior.  Em junho, a Secretaria Municipal de Saúde chegou a enviar 4.285 testes para Curitiba.

A coleta em Cianorte foi realizada nos locais de atendimentos, como os hospitais, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e principalmente no antigo Centro de Atendimento à Síndrome Respiratória, localizado no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori.

VACINAÇÃO

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 67% da população de Cianorte já estão imunizados. Foram aplicadas 59.335 primeiras doses (D1), 46.822 segundas doses (D2), 3.306 doses únicas, e 3.698 doses reforço (D3) foram aplicadas em idosos, professores, profissionais da saúde, e imunossuprimidos.

A campanha segue imunizando com a D3 em pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos.  Idosos que receberam a D2 até 07 de maio, e imunossuprimidos que receberam a D2 até 06 de outubro.   A Secretaria de Saúde ainda não tem previsão para finalizar a campanha.