AMP apoia projetos ambientais com recursos do acordo com a Petrobras

Redação

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) divulgou nesta quarta-feira, 2, nota de apoio aos projetos aprovados pelo Conselho de Recuperação dos Bens Ambientais Lesados (CRBAL) com recursos provenientes do acordo judicial com a Petrobras – referentes à compensação dos danos morais coletivos e difusos sofridos em razão de acidente ocorrido na refinaria da estatal em Araucária, em 2000.

No total, o Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema) receberá R$ 930 milhões. Dentre os projetos aprovados estão investimentos no combate a incêndios florestais, gestão de resíduos, fiscalização ambiental, proteção à fauna silvestre, aquisição de equipamentos para previsão meteorológica e alertas hidrológicos e ambientais, controle de erosão e instalação de parques urbanos em áreas degradadas.

Na nota, a AMP explica que os projetos são fundamentais para que o estado possa atender aos objetivos do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU. “Em se tratando da questão ambiental, os municípios precisam de suporte e todos os recursos possíveis, pois ações fundamentais para a manutenção de um meio ambiente saudável, como o tratamento e a destinação correta dos resíduos sólidos e o combate à erosão, por exemplo, têm custos que normalmente extrapolam os orçamentos municipais. Se não agirmos rápido, todo esse material vai acabar matando nossos rios e nossas florestas”, diz o texto.