Agentes de trânsito passam por treinamento com a Polícia Militar

Da Redação

Policiais da 5° Companhia Independente da Polícia Militar, em Cianorte, fizeram um treinamento com os agentes municipais da Diretoria de Trânsito (Diretran). A capacitação intensiva teve inicio na segunda-feira, 18, e deve seguir até quarta-feira, 28.

Dez gentes receberam treinamento adequado para patrulhamento e fiscalização de trânsito, segurança, legislação, operações de bloqueio de trânsito (blitz), abordagem de veículos, e pilotagem de motocicletas. A Diretran conta hoje com uma frota de seis motos e uma viatura.

Na quinta-feira 21, os agentes municipais conheceram algumas técnicas de pilotagem, sendo repassadas noções básicas de manutenção preventiva e apresentados os equipamentos de proteção individual. Já na parte prática, foram demonstradas técnicas de postura, posicionamento em curvas, frenagem de emergência, dentre outras. A Diretran conta hoje com uma frota de seis motos e uma viatura.

Os ensinamentos foram colocados em ação com uma blitz de trânsito realizada na sexta-feira, 22, na Avenida América, em que os agentes participaram de uma operação integrada.

Na segunda-feira, 25, foi a vez da capacitação de manuseio da arma elétrica. Todo o treinamento faz parte das ações para a nova Diretran, programada para ser lançada ainda na primeira quinzena de novembro.

Com um investimento de aproximadamente R$ 300 mil, a proposta prevê a ampliação do sistema de fiscalização semafórica, revitalização da sinalização de trânsito vertical e horizontal de toda a cidade, e recuperar o desenho da mobilidade urbana de Cianorte.

Com seis novas câmeras radares instaladas, toda a equipe vai receber novos equipamentos eletrônicos, uniformes, e câmeras que irão filmar toda ação dos agentes.

“É uma mudança de cultura e postura, com uso da câmera em 100% das ações. Se tudo correr bem, esses agentes serão colocados nas ruas nos próximos dias, requalificados e com uma nova cultura de trânsito”, destaca o secretario de Defesa Social, tenente-coronel Elias Ariel de Souza.