Setor de serviços se destaca na geração de empregos em setembro
Da Redação
A abertura líquida de vagas de trabalho com carteira assinada em setembro foi novamente puxada pelo desempenho do setor de serviços em Cianorte. Com a criação de 344 postos formais, 227 desligamentos, e um saldo positivo de 117, o melhor resultado entre todos os setores analisados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O comércio também é destaque com o segundo maior saldo do mês, 74, resultado de 280 contratações e 206 desligamentos.
O setor da Indústria foi o que abriu mais vagas, 364, mas encerrou o mês com 418 demissões, e um saldo negativo de -54.
O setor da agropecuária segue pelos segundo mês consecutivo com saldo negativo. Foram apenas cinco contratações do setor, contra 16 desligamentos. Já o setor da construção mantém, mesmo que discreto, o saldo positivo, com 39 contratações e 30 demissões.
De acordo com Caged, o nono mês do ano registrou 1.032 novas vagas, 897 desligamentos, mantendo Cianorte com saldo positivo, 135. Esse é o terceiro melhor resultado do ano em contratações, perdendo apenas para agosto, com 1.151 novos postos ocupados, e fevereiro com o maior número 1.168.
Em comparação ao ano passado, o aumento é de 49.5% no número de vagas abertas. Em outubro do ano passado foram 690 admissões e 638 desligamentos.
REGIÃO
O panorama geral de empregos nos onze municípios da macrorregião encerra setembro com salto positivo. Com destaque para Japurá, com o maior saldo de empregos no mês, registrando 108 contratações, e 65 desligamentos. São Tomé, Tapejara, Tuneiras do Oeste, e Terra Boa também encerram com saldos positivos.
Segundo dados do Caged, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Jussara, Rondon, e São Manoel do Paraná, demitiram mais do que contrataram no último mês.
Rondon encerra o mês com 36 admissões e 58 desligamentos, seguido de Cidade Gaúcha com 69 contratações e 85 desligamentos.
Ao todo, 21.980 pessoas trabalham com a carteira assinada nas cidades da região.