Ações do Estado fortalecem agricultura familiar
Agência Estadual
Em 2021, a Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento ampliou as ações que beneficiam a população vulnerável, garantindo a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Iniciativas como o Leite das Crianças, Compra Direta Paraná, Programa de Aquisição de Alimentos e as ações do Banco de Alimentos da Ceasa são alguns exemplos.
O Programa Compra Direta Paraná beneficiou no ano passado 17,9 mil agricultores familiares envolvidos no processo de produção e distribuição de alimentos, além de 147 organizações ao garantir a compra de seus produtos e destiná-los a entidades da rede socioassistencial. Entre os itens adquiridos estão bolachas, panificados, geleias, mel, molho de tomate, polpa e suco de frutas.
“Com essa iniciativa conseguimos promover a inclusão econômica, social e digital da agricultura familiar, com fomento à produção com sustentabilidade e à geração de renda no meio rural”, diz o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
As contratações pelo Compra Direta somaram R$ 26,7 milhões em 2021. E o bom desempenho fica mais evidente pelo reconhecimento: o programa ficou entre os seis finalistas do Prêmio de Excelência em Competitividade 2021
Já o Leite das Crianças beneficiou mais de cem mil crianças, com investimento de R$ 116,76 milhões.