Paraná: Ações com cães apreenderam 7,8 toneladas de drogas em 2021

Curitiba

Agência Estadual

Os cães policiais da Polícia Civil do Paraná colaboraram na prisão em flagrante de 228 pessoas e na apreensão de 7,8 toneladas de drogas em 2021. A participação dos cães nas ações, além de auxiliar nos trabalhos policiais, resulta no aumento de êxito das operações.

14 animais fazem parte do Núcleo de Operações com Cães da PCPR. Eles se dividem em cinco bases no Estado, localizadas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco e Londrina.

A maior parte das drogas apreendidas foi maconha – sete toneladas. O restante soma 730 quilos de cocaína, 14,7 quilos de crack e 20,2 mil unidades de drogas sintéticas. As operações com cães da PCPR também resultaram na apreensão de 50 armas de fogo e 1,1 mil munições.

A delegada da PCPR Ana Cristina Silva afirma que os cães atendem as demandas de polícia judiciária em todo o Estado. “É extremamente importante o uso de cães farejadores nas ações policiais, pois temos economia de efetivo, aumentamos a segurança do policial e a possibilidade de êxito nas apreensões”, diz.