Tempo de espera por perícia chega a quase 1 ano em Cianorte

Da Redação

A greve de médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ultrapassa o 20º dia, em todo o país. Com a paralisação, mais de 150 pericias precisaram ser reagendadas em Cianorte. Ao todo, o tempo de espera do paciente pode ultrapassar os 12 meses.

Cianorte conta com oito servidores, além de apenas um médico perito para atender a Capital do Vestuário e outros dez municípios da região.  São mais de 160 mil habitantes que dependem dos serviços da agência localizada na Avenida Santa Catarina, 443, na Zona1da cidade.

A unidade retornou, ainda no dia 1º de abril, o atendimento presencial por agendamento. Todos os serviços, exceto pericia, voltaram a ser oferecidos. Os pacientes que precisam remarcar os atendimentos com o médico devem procurar o serviço pelo número 135 e seguem remarcados para os meses de outubro e novembro.

REIVINDICAÇÕES

A principal reivindicação da categoria é reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A categoria afirma que está há cinco anos sem qualquer reposição das perdas salariais e exigem a realização de um concurso público para repor o quadro de colaboradores.

Os peritos também pedem a fixação de um limite para atendimentos presenciais, que ainda não foram retomados totalmente. Em Cianorte, são doze atendimentos diários, feitos por um único profissional, e outros 35 pelos atendentes da agência.

Não há previsão para o fim da paralisação.