Saúde emite 55 notas orientativas para enfrentamento da pandemia

Por Agência Estadual

Desde fevereiro, quando foi publicada a portaria 188/2020 do Governo Federal, decretando situação de emergência no País por causa da pandemia, o Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde adota medidas urgentes para o enfrentamento da situação.

Foi ativado o Centro de Operações em Emergências em Saúde Pública (COE), criadas e publicadas 55 Notas Orientativas (a mais recente foi publicada dia 24 de dezembro de 2020 e trata sobre surto da doença e medidas a serem tomadas). Também foram emitidos documentos específicos sobre medidas de controle da Covid-19 para períodos como feriados e datas especiais. Isso tudo em paralelo às iniciativas de apoio aos municípios, estruturação de leitos hospitalares, contratação e capacitação de recursos humanos e ampliação de testagem.

“O objetivo é canalizar a resposta dos órgãos e instituições públicas na luta contra a pandemia, facilitando a convergência das ações por todos os envolvidos, como gestores públicos, empresas e profissionais de todas as áreas e para a comunidade em geral, sempre dentro da legalidade e da orientação pelos órgãos de controle”, explica o secretário da Saúde, Beto Preto.

COE

 A ativação COE foi uma das primeiras medidas anunciadas pela Secretaria, já em fevereiro de 2020. O grupo técnico, formado representantes de todas as áreas da Secretaria, foi organizado com o objetivo de definir as estratégias e procedimentos na esfera estadual para o enfrentamento da Covid-19.

Depois, tornou-se aberto para participação de outras instituições e organizações civis, mantendo reuniões frequentes para discussão e implementação de todas as medidas de âmbito estadual.

As 54 Notas Orientativas, criadas e publicadas por meio do COE, tratam de recomendações para atuação em serviços de saúde, empresas, ambientes comerciais, disponibilização de medicamentos, uso e fabricação de equipamentos de proteção individual.

Foram criados documentos específicos com orientações sobre medidas de controle da Covid-19 para o período eleitoral, feriado de Finados e, mais recentemente, para as festas de Natal e Ano Novo.

Grande guia

 As Notas orientativas formaram um grande guia, com informações importantes sobre a saúde durante a pandemia, como por exemplo, recomendações sobre os cuidados em instituições de longa permanência de idosos, unidades prisionais, shoppings centers, centros comerciais, galerias e supermercados, além de orientar para cuidados específicos para gestantes, saúde mental, pessoas com câncer, diabetes, hipertensão arterial, entre outras.

O COE somava mais de 118 horas de reuniões até o fim de 2020. O Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública também foi responsável por estabelecer o Plano de Contingência Covid-19 do Paraná, já atualizado duas vezes diante de situações provocadas pela pandemia e auxiliou na elaboração dos planos dos municípios.

“O Centro mantém articulação constante com o Ministério Público, instituições acadêmicas e órgãos representativos de profissões da área da saúde”, relata a coordenadora do COE e diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.