Procura por medicação para Saúde Mental dispara em Cianorte

Da Redação

O número de pacientes e atendimentos direcionados a saúde mental tem disparado em Cianorte. Quando comparado o número de pacientes atendidos com essa demanda, o aumento é maior que o dobro. No primeiro semestre de pandemia a Farmácia Municipal atendeu 10.526 pacientes com demanda de medicamentos para Saúde Mental, no ano seguinte foram 11.542 e esse ano, 29.918 pacientes receberam medicamentos para esse tratamento. Ou seja, 18.376 pessoas a mais que o mesmo período do ano passado.

Em 2021, a Farmácia Municipal registrou 13.544.972 dispensações de medicamentos mediante apresentação de receita médica; nesse período, foram 3.745.359, apenas para tratamento da saúde mental, o que representa um aumento de 9% referente ao ano anterior, quando 3.419.101 do total de 11.908.721 dispensações, era para tratamento psíquico. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

No ranking dos medicamentos mais dispensados, o antidepressivo Sertralina 50mg, é o mais procurado em 2022, no ano anterior também foi o mais procurado. Em 2020 ficou atrás apenas da Sinvastatina 20mg, destinado para tratamento de dislipidemias (colesterol alto).

“POSSO TE OUVIR?”

Com o objetivo de prevenir o suicídio e valorizar a vida, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Saúde, lançou a campanha Setembro Amarelo. Entre as ações programadas estão a “Posso te ouvir?”, que foi realizado nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro.

O Posso te ouvir? é um espaço disponibilizado para que qualquer pessoa que esteja precisando conversar com um profissional de psicologia sobre sua condição emocional e de saúde mental possa procurar abertamente os nossos profissionais para serem ouvidos em um momento de acolhimento e cuidado.

Os atendimentos aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Cada UBS contou com um psicólogo disponível para o acolhimento e escuta. Já na quinta, 8, e sexta-feira, 9, os profissionais estiveram em todos os colégios estaduais da cidade, durante o horário das aulas.

Cianorte conta com 20 psicólogos, oito terapeutas de terapias diversas (ocupacional, músico terapia, etc), e dois psiquiatras a disposição do Sistema Único de Saúde (Sus).

A orientação é que o paciente que precise de um profissional da área procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, e peça o encaminhamento através do médico clinico geral. A Saúde ainda informa que o tempo médio de espera é de em média 60 dias.