Paciente de 79 anos de Tapejara morre com suspeita de coronavírus

A Prefeitura de Tapejara divulgou na noite desta segunda-feira, 8, uma nota informando a morte de um paciente, que estava internado no Hospital Santa Casa de Cianorte, com suspeita de coronavírus. O paciente tinha 79 anos e ainda não teve o resultado do teste divulgado.

O homem recebeu alta na noite de segunda-feira, mas voltou ao hospital no período da manhã e não resistiu. Conforme a nota, os familiares do paciente são monitorados pela Secretaria de Saúde do município e estão isolados até a divulgação do resultado.

Mesmo sem a confirmação, o sepultamento será realizado conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Santa Casa

A Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), antiga Santa Casa, emitiu uma nota de esclarecimento à população e Tapejara.

De acordo com a unidade hospitalar, um paciente suspeito ou confirmado de Covid-19, havendo qualquer patologia ou sintoma relacionado ao vírus, deve ser direcionado a unidade específica conforme critérios médicos. E, mesmo que o exame futuramente resulte negativo, as medidas de precaução e isolamento devem permanecer até a alta hospitalar.

Isso acontece pois não há ainda um teste que seja absolutamente eficaz e de resultado imediato (os resultados de maior eficácia levam aproximadamente 72 horas para retorno de Curitiba, onde fica localizado o laboratório responsável – Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

Independente da confirmação ou não de Covid-19, o hospital age conforme protocolo criado pelo Ministério da Saúde. A Fundhospar reforçou que, confirmado ou suspeitos da doença, os velórios e sepultamentos não são recomendados durante o período de quarentena e isolamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *