Os alimentos que não podem faltar na rotina

Photo by Pexels

Uma boa alimentação envolve comer a quantidade ideal de calorias para garantir que a energia que é consumida e a energia que é utilizada estejam em perfeito equilíbrio.

Em outras palavras, se você ingerir mais calorias do que o necessário, a energia não utilizada será armazenada como gordura e você ganhará peso, mas se consumir menos calorias do que precisa, o corpo será forçado a buscar energia em suas reservas e você emagrecerá.

Além disso, você também deve comer diversos tipos de alimentos para garantir uma dieta equilibrada que te possibilite receber todos os nutrientes que o corpo precisa, ou seja, as vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, água e carboidratos essenciais para o seu funcionamento diário.

Nesse sentido, existem algumas comidas que não podem faltar na rotina e abaixo será possível conhecer as principais.

Os alimentos essenciais para um bom funcionamento do corpo

Alimentos como arroz, pão, massas e cereais, além de batatas e mandioca, cuja qualidade melhorou em 2022, devem representar aproximadamente um terço de tudo o que você come.

Uma boa dica é escolher variedades de carboidratos ricos em fibras ou grãos integrais, como macarrão integral, arroz integral ou batatas com casca, já que eles contêm uma quantidade maior de fibras do que carboidratos brancos ou refinados e podem ajudar a manter a saciedade por mais tempo.

Também é recomendado que diariamente você inclua pelo menos cinco porções de frutas e vegetais na sua alimentação. Eles podem ser congelados, enlatados, frescos, secos ou até mesmo espremidos na forma de suco.

É claro que vegetais frescos comprados na feira são deliciosos, mas pela praticidade é recomendado incluir os congelados na rotina, especialmente quando consideramos que muitos deles mantêm uma quantidade de nutrientes idêntica ou até mesmo maior que outras opções.

Photo by Pexels

Por outro lado, é uma boa ideia tomar cuidado com o exagero no consumo de frutas secas ou cristalizadas e sucos, pois eles possuem uma alta densidade calórica que torna fácil ultrapassar a quantidade diária de calorias.

Em relação aos alimentos para a forma física não existe opção melhor do que as proteínas. Nesse sentido o ovo, frango e peixe são considerados boas fontes desse nutriente e também contam com muitas vitaminas e minerais essenciais.

Agora, quando se fala nos melhores alimentos para o cérebro, existem algumas opções que se destacam. Uma delas é o chocolate amargo, versão menos adocicada de um dos doces favoritos das pessoas.

As nozes também são muito bem recomendadas e um estudo recentemente publicado no Journal of Nutrition, Health and Aging revelou que pessoas que as consomem de forma regular têm um desempenho melhor em testes cognitivos.

Alimentos que devem ser evitados

Além dos alimentos que devem ser incluídos na rotina, também é importante saber quais deles devemos evitar. Isso não significa que eles não podem ser consumidos nunca, mas sim deve existir um limite na quantidade ingerida.

Alimentos e bebidas açucaradas, como doces e refrigerantes, geralmente são ricos em calorias e, se consumidos com muita frequência, podem contribuir para o ganho de peso.

Outro tipo de substância que não deve aparecer com frequência na rotina é a gordura saturada, já que seu consumo em excesso aumenta a quantidade de colesterol no sangue e pode ocasionar certos problemas no futuro.

A gordura saturada aparece em comidas como cortes de carne gordurosos, embutidos, salsichas, manteiga, creme, bolos e biscoitos e seu consumo, assim como ocorre com alimentos ricos em açúcar, deve ser limitado.

Quantidade de calorias diárias varia de indivíduo para indivíduo

A taxa metabólica de cada indivíduo varia muito e as suas necessidades diárias, dependendo da sua rotina, podem ser maiores ou menores, mas em média é recomendado que homens adultos ingiram cerca de 2.500 calorias por dia enquanto as mulheres devem ficar por volta de 2.000 diárias.

Sendo assim, é recomendado sempre procurar um nutricionista para que ele possa montar um plano ideal que conte com todos os alimentos essenciais acima dentro dessa quantidade diária.