Mais de 36 mil pessoas já foram vacinadas contra gripe na região

A campanha de vacinação contra a gripe, que teve início no dia 23 de março e foi prorrogada até 5 de junho, já imunizou 36.808 pessoas em toda a região, cobrindo 66,79% do público alvo da meta de vacinação, de 55.111.

O grupo que mais apresentou doses aplicadas foi o de pessoas acima de 60 anos – entre idosos, profissionais de saúde e indígenas. Em uma população registrada de 17.710, foram aplicadas 20.900, ou seja, uma cobertura vacinal de 118%, de acordo com Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Segundo o levantamento, já foram vacinadas mais de 18 mil pessoas no município de Cianorte. A faixa etária que mais apresenta doses aplicadas é a de pessoas entre 60 a 69 anos com mais de 5,5 mil aplicações.

Conforme a chefe da Divisão Epidemiológica, Silvia Feria, a aplicação da vacina em toda a população é de extrema importância, pois, apesar de não proteger contra o coronavírus, é uma forma de proteger a população contra outras doenças respiratórias.

“Estamos entrando no período de inverno e nesse momento o número de infecções respiratórias agudas aumenta muito. Então a vacina é para proteger a população das influenzas em geral, ajudando a prevenir e não disseminar” afirmou.

Além disso, Silvia destacou que a vacina ainda ajuda o organismo a ficar mais resistente a vírus respiratórios. “Não pode deixar de vacinar. Todos os anos a preparação da vacina é de acordo com o vírus circulante, portanto diferente da preparação da vacina do ano anterior”, explicou.

A terceira fase da vacinação teve início no sábado, 9, em Cianorte e alguns municípios, e foi marcada pelo Dia D de vacinação. Esta e a última fase da campanha e acontece até o dia 5 de junho.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), até o dia 17 serão vacinadas crianças de seis meses a seis anos incompletos, pessoas com deficiência, professores, gestantes e puérperas. De 18 de maio até o final da fase, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos.

Dia D de vacinação: quase 2 mil pessoas foram imunizadas

O início da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, proposta pela Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu no último sábado (09). O Dia D de mobilização foi realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da sede e dos distritos, e na Salas de Vacina. O atendimento aconteceu em horário especial.

A aplicação contou com um atendimento diferenciado aos professores e ocorreu no Colégio Estadual Iglea Grollmann. Foram aplicadas cerca de 1.839 doses contra a doença.

Segundo os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (11), foram imunizadas 859 crianças; 126 gestantes; 26 puérperas; 37 pessoas com deficiência; e 791 professores. “Estamos satisfeitos com o resultado obtido até o momento. Lembramos que os professores que ainda não se imunizaram, só poderão ser vacinados a partir do próximo dia 18. Estamos definindo um local para melhor atendê-los, não gerando aglomerações nas unidades. As pessoas acima de 55 anos devem procurar as UBSs também a partir dessa data. A vacina é gratuita e garante proteção contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B”, comentou a secretária da pasta, Michelly Pricinotto.

“Para receber a vacina, lembramos aos adultos que é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e, se for gestante, a carteirinha. Também é essencial que não esqueçam a caderneta de vacinação das crianças. Lembramos também que, a campanha, que começou no dia 23 de março, foi prorrogada até o dia 05 de junho”, alertou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas.

(Com informações da Assessoria PMC)

1.839 vacinas foram aplicadas durante o fim de semana. Foto: Assessoria PMC

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp. Basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *