Maio registra quase 800 novos casos de Covid-19

Da Redação

Cianorte fechou o mês de maio com 797 novos casos confirmados de Covid-19.  De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o panorama da doença na cidade aponta para um crescimento de 45% nos registros confirmados se comparado com o mês de abril. No acumulado do ano, Cianorte fecha o quinto mês com 4.034 casos. Em todo o ano de 2020 foram registrados 2.719 testes positivos para o Covid-19.

O último boletim, emitido no dia 31 de maio, totalizava 6.775 casos e 130 mortes de acordo com a Sesa durante toda a pandemia. Os números têm divergências com os boletins emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que indicam o total de 7.010 casos e 132 mortes.

Em maio o munícipio entrou novamente em alerta máximo de contaminação da doença. No dia 24, o boletim emitido pela Prefeitura de Cianorte indicou a mudança de bandeira laranja para a vermelha. Naquele momento da pandemia, Cianorte registrava 6.614 casos, e 127 mortes decorrentes da doença, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.  No mesmo dia, a Sesa informava que o município teria 6.627 casos confirmados, e 129 óbitos.

A procura pelo Centro de Atendimento à Síndrome Respiratória (CASR) também foi consideravelmente maior que o mês de abril. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 3.458 pessoas receberam atendimento no CASR durante o mês. Em abril o número de pacientes atendidos com sintomas do novo coronavírus foi 2.134. Ou seja, a procura por atendimento médico na unidade aumentou 62% em maio.

A procura pelo CASR começou a aumentar – ao mesmo passo que os casos confirmados da doença – se acentuou na segunda quinzena de maio, quando a unidade que funciona no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori passou de 44 atendimentos para 193 de média em um único dia.

O último boletim do mês fechou com 230 pessoas isoladas e ou em monitoramento aguardando o resultado do teste realizado pelo Laboratório Central do Paraná (Lacem), com prazo de até seis dias para a resposta.

Apesar dos números preocupantes em maio, março continua sendo o mês com maior número de contaminação em 2021, com 1.118 casos confirmados em Cianorte.

Mortes

A última morte por complicações da Covid-19 foi registrada em Cianorte, no dia 30 de maio. A vítima é uma mulher de 34 anos. Segundo o boletim, ela estava internada na Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) de Cianorte, e não possuía comorbidades.

De acordo com a Sesa, em maio foram registrados 11 óbitos por Covid-19 em Cianorte. Em maio de 2020 a situação era bem menos preocupante, com 54 casos confirmados e um óbito registrado.

Segundo informações do site, Brasil.io, Cianorte apresenta um índice de letalidade de 1,92%. Média no Paraná é de 2,42%.

O mês com maior número de mortes por Covid-19 em Cianorte, em 2021 foi abril, com 36 óbitos, seguido de março, com 32, segundo os dados da Sesa.

Vacinação

A Campanha de Vacinação contra Covid-19 imunizou até agora 20,7 % da população em Cianorte com a primeira dose. Desde o início da campanha, Cianorte recebeu 19.326 primeiras doses, distribuídas pelo Laboratório do Butantan e pela Fiocruz. A diferença no número de imunizantes são as vacinas que ainda não foram aplicadas ou reserva de segurança.

Segundo os dados divulgados pela Sesa, até o dia 31 de maio, 17.386 pessoas foram imunizadas com a primeira dose na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, março foi o mês com maior número de vacinados, com 6.245 pessoas imunizadas, seguido de maio com 5.277, e abril com 3.864 pessoas vacinadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *