Hospital em reforma há quase dois anos é entregue à população de Jussara

A partir de agora os quase sete mil habitantes de Jussara contam com uma unidade hospitalar capaz de atender as necessidades de atendimento de urgência e emergência, assim como pequenas cirurgias e partos com a inauguração do Hospital Municipal José Praxedes da Silva.

A casa de saúde estava fechada desde que a prefeitura decidiu reformar e ampliar a velha estrutura do hospital municipal. A obra foi iniciada em 2018, através de um convênio entre a Prefeitura de Jussara e o governo federal, através do Ministério da Saúde. Inicialmente a recuperação foi orçada em R$800 mil, mas foram necessários cerca de R$ 2 milhões para concluir a obra. O restante do dinheiro foi garantido através de outro convênio com a Secretaria Estadual de Saúde e recursos próprios do município.

A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã de hoje, 13, com a presença de diversas autoridades. Além do prefeito Moacir Luiz Pereira Valentini, o Tatinha, e o vice-prefeito Robinson Pedroso da Silva, os secretários de Estado da Saúde, Beto Preto e do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes também participaram da solenidade, assim como os deputados estaduais Jonas Guimaraes e Doutor Batista. 

A unidade é um das mais modernas da região. Apesar de ser considerada uma unidade com atendimento de baixa complexidade, o novo hospital tem 810 metros quadrados de área construída e conta com um novo e moderno centro cirúrgico capaz de anteder a demanda por pequenas cirurgias e partos, 19 leitos ambulatoriais, consultórios médicos, salas de atendimento, enfermarias, e áreas destinadas aos setores administrativos e operacionais.

Além disso, o hospital ganhou equipamentos e aparelhos novos que vão acelerar o atendimento da população e atender a demanda por vários tipos de exames. O local também recebeu mobiliário novos, assim como o projeto arquitetônico assinado pela  arquiteta e urbanista do projeto e secretaria municipal de Planejamento, Orçamento, Economia e Gestão do município, Rosimeire Girotto  privilegia a ventilação e iluminação natural do ambiente deixando o ambiente interno mais agradável.

O prefeito Moacir Luiz Tatinha Valentini, disse que a reforma e ampliação do hospital só foi possível porque todos se uniram em torno do projeto que foi conduzido pelo vice Robinson da Silva e pela secretária de Saúde, Renata Rinaldi da Silva. Segundo ele, houve uma união de esforços entre as forças políticas da cidade e o comprometimento do servidores públicos. “Todos se empenharam, desde a Câmara de Vereadores em aprovar e mobilizar os deputados para garantir emendas como os servidores que se debruçaram sobre esse projeto até que ele se tornasse realidade”.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto revelou que poucos municípios no Paraná, principalmente os pequenos, têm condições e estão organizados ao pontos de entregar uma equipamento de saúde do porte de um hospital completo como fez a Prefeitura de Jussara. “É um privilégio estar aqui e ver que uma cidade faz a diferença nos dias de hoje. Jussara faz história ao reinaugurar seu hospital, a porta de entrada para se salvar vidas”, disse o secretário.

Após os discursos, as autoridades puderam conhecer a estrutura da unidade que na sequência foi oficialmente aberta á população da cidade.

Autoridades municipais e estaduais participaram da solenidade de reinauguração do Hospital Municipal José Praxedes da Silva. Foto: Marco Martins

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.