Entre as 30 maiores, Cianorte é a sexta na média de casos por habitantes

Cianorte está na lista das cidades com maior média de casos de Covid-19 por habitante. A Capital do Vestuário ocupa a sexta posição no ranking que leva em contra o número de registro positivos da doença (37) comparado com a sua população (82,6 mil). Ou seja, na cidade há um caso confirmado para cada 2.232 habitantes.

O ranking (ver tabela completa nesta página) é liderado por Paranavaí que tem média de uma caso para cada 1004 habitantes, seguido de Cascavel (1.357), Londrina (1855), Campo Mourão (1935) e Fazenda Rio Grande (2004). Fecham a lista das 10 primeiras,  Pinhais (2.402), Curitiba (2.446),Telêmaco Borba (2.924) e Araucária (2.935).

A lista leva em conta a população das 30 maiores cidades do Paraná, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os números absolutos de casos do Covid-19 em cada uma dessas cidade, conforme o último boletim epidemiológico da doença divulgado no final da tarde de ontem, 25, pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa).

No outro extremo da lista, entre a 25ª e a 30ª posição aparecem três cidades com população maior que Cianorte: Guarapuava (8.250 por cada habitante), na 26ª posição, Toledo (9.375), 27ª, e Sarandi (12.086) na 29ª. A cidade com média mais alta é Castro (23.828).  A cidade tem 71 mil habitantes e apenas três casos confirmados. 

Região

Durante o fim de semana, a Prefeitura de Rondon confirmou outros dois casos na cidade. Trata-se de uma mulher, de 41 anos, e um homem, de 39, que tiveram contato com um caso confirmado da doença em Cianorte. Os dois seguem em isolamento domiciliar. De acordo com a Secretaria de Saúde os casos são acompanhados e monitorados pela equipe de saúde, bem como as pessoas que tiveram contato com os infectados. O primeiro caso foi considerado importado.

Já a Secretaria de Saúde de Tuneiras do Oeste confirmou mais um caso de coronavírus. Conforme o órgão, trata-se de um homem de 32 anos que não é morador da cidade. Segundo a secretaria, ele teve contato com um dos pacientes positivos e realizou o exame no município. Esta seria a quarta confirmação na cidade, considerada como importada. A administração já entrou em contato com as autoridades de saúde do município de sua residência, em Janiópolis, para que eles acompanhem o caso. O paciente está bem e não apresenta sintomas.

Bongiorno diz que situação em Cianorte está sob controle

De acordo com o prefeito Claudemir Bongiorno, a administração tem acompanhado de perto os casos de coronavírus. Segundo o prefeito, a situação está sob controle. “Não temos nenhuma decisão para tomar, mas pode ser que amanhã (terça-feira) mude”, afirmou.

“Eu estava preocupado que nós tínhamos apenas dois respiradores disponíveis, mas agora estamos negociando outros dois, o que já alivia um pouco”, revelou Bongiorno.

Conforme o prefeito, a preocupação estava relacionada aos bares e postos de gasolina da cidade. “Queria fechar esses locais. Mas parece que nesta semana deu uma melhorada. E nossos fiscais estão batendo muito nesses locais”, reforçou o prefeito.

Sobre a Avenorte, o prefeito disse que três ônibus da região deixaram de vir pra empresa. “Além disso, já afastamos 180 pessoas que tiveram contato com o caso positivo. Muito embora essa pessoa já estivesse afastada há mais tempo”.

Dos afastados, 80 funcionários retornam nesta terça-feira, 26, pois já completaram 14 dias de quarentena. Outros que saíram na última sexta e nesta segunda-feira, 25, devem aguardar a quarentena em casa. “E se tiver mais um caso hoje, de qualquer setor, ele para também”, acrescentou o prefeito.

Conforme o boletim da prefeitura, a Capital do Vestuário conta com 11 pessoas em isolamento domiciliar, duas internadas, 23 recuperadas e um óbito registrado. Além disso, 155 casos já foram descartados, 82 estão em monitoramento e 24 estão em investigação.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp. Basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.