Cianorte tem um caso para cada 565 habitantes, a 3ª maior média do estado

Atrás apenas de Cornélio Procópio e Cascavel, Cianorte é a terceira cidade com maior média de casos Covid-19 por número de habitante no Paraná. A cada 565 pessoas, uma está contaminada, conforme levantamento feito pela Tribuna de Cianorte, levando-se em conta os números fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Os outros dois municípios apresentam uma positivação a cada 312 e 432 habitantes, respectivamente.

Seguidos de Cianorte estão Paranavaí, Londrina, Pinhais, Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais. A capital do Estado é a oitava cidade na lista negra do coronavírus no Paraná com um caso a cada 1.322 habitantes.

Além disso, a Capital do Vestuário também é a sétima cidade do Estado com o maior número de casos da doença se considerados os números absolutos. Nos três últimos dias, Cianorte registrou 34 casos de coronavírus. 18 no sábado, 14 no domingo e dois nesta segunda-feira, 8, conforme o último boletim da Sesa.

A Prefeitura de Cianorte informou os 18 casos de coronavírus do último sábado, e confirmou 16 positivações nesta segunda-feira. São de nove mulheres, com idades de 20, 24, 32, 34 (2), 40, 44, 45 e 47 anos; e sete homens, com idades de 20, 30, 38, 39, 40 (2) e 46 anos. Todos tiveram contato com casos confirmados anteriormente e estão em isolamento domiciliar.

No momento, a cidade conta com 60 positivados em isolamento domiciliar, três pessoas internadas, 82 pessoas recuperadas e um óbito registrado.

Além disso, outros 140 casos continuam em investigação e 140 seguem em monitoramento. Dentre os casos confirmados, 72 são mulheres, 68 são homens e seis são crianças.

Conforme levantamento feito pela prefeitura, a curva de casos continua crescente e o número de registros se mantém em aumento.

Como já destacou a chefe da Divisão de Prevenção a Saúde, Heloísa Dantas, a tendência é que os casos aumentem em Cianorte, assim como nos demais municípios paranaenses. “Esta evolução recente dos casos reforça a necessidade da população seguir as orientações para evitar a propagação da Covid-19, entre elas o isolamento social, o uso de máscaras e o hábito de higienizar as mãos”, afirmou.

Piores 24 horas

O último sábado, 6, foram as piores 24 horas da pandemia em Cianorte. A prefeitura do município registou 18 casos em apenas um dia, o maior número até o momento. Neste dia, a cidade atingiu os 130 casos da doença.

Entre os contaminados confirmados no sábado estão cinco homens (com idades de 20, 21, 26, 30 e 33 anos), doze mulheres (com 15, 20, 21, 24, 30, 31, 34 (2), 39, 45, 49 e 61 anos) e uma criança de dois anos de idade. Todos tiveram contato com casos já confirmados e estão em isolamento domiciliar.

Região

De acordo com o prefeito de Jussara e presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte), Moacir Luiz Valentini, o Tatinha, é preciso que a população continue tomando os cuidados necessários. “Peço para tomem os devidos cuidados, não apenas para a cidade de Jussara, mas para toda a Amenorte. Estamos passando pelo pico maior”, afirmou Tatinha em um vídeo publicado em rede social.

Em nome de toda a administração, Tatinha pediu para que a população tome cuidado, não receba visitas e evite sair de casa. “É um pedido nosso, para possamos passar logo por essa pandemia e voltar a nossas vidas normais”, reforçou.

Conforme o prefeito, Jussara segue com cinco casos confirmados, 23 casos monitorados e nove suspeitos.

Ao todo o município conta com 285 casos: Cianorte (146), Tapejara (30), Tuneiras do Oeste (23), Rondon (20), Indianópolis e Terra Boa (12), Japurá e São Tomé (11), Guaporema (8), São Manoel do Paraná e Jussara (5) e Cidade Gaúcha (2).

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.