Cianorte registra 17 casos em dois dias; Região tem 97 diagnósticos positivos

A Prefeitura de Cianorte informou oito novos casos de coronavírus somente nesta sexta-feira, 29, totalizando 58 registros da doença. Os infectados são quatro mulheres, de 31 (2), 39 e 57 anos, e quatro homens, de 18, 50, 51 e 45 anos. Os pacientes tiveram contato com casos já confirmados e estão em isolamento domiciliar. Apenas nos últimos dois dias o município registou 17 casos.

Os casos durante o mês de maio apresentam um número elevado de novas confirmações. De acordo com a chefe da Divisão de Prevenção a Saúde, Heloísa Dantas, isso acontece tanto em Cianorte como nos demais municípios paranaenses. “Cianorte vive uma crescente de contaminação. Além do aumento da contaminação, também temos o fato de o Estado ter iniciado um processo de testagem em massa”, afirmou. Segundo ela, a tendência ainda é dos números aumentarem.

Devido ao aumento dos casos, Heloisa reforça a importância do cumprimento das orientações pelos órgãos de saúde. “Esta evolução recente reforça a necessidade da população seguir as orientações para evitar a propagação da Covid-19, entre elas o isolamento social, o uso de máscaras e o hábito de higienizar as mãos”, explicou.

Conforme a chefe da divisão, a administração percebeu um relaxamento da população, que precisa ser revertido em cuidados. Segundo ela, as orientações continuam as mesmas, o que precisa mudar é a atitude das pessoas. “O que temos que mudar é o comportamento das pessoas, que insistem em usar as máscaras tampando apenas a boca, que aglomeram em bares e lanchonetes ou fazem festas em suas residências, que não higienizam as mãos ao adentrar nos estabelecimentos e que não procuram o serviço de saúde ao surgir os primeiros sintomas”, reforçou.

“Estamos estudando estratégias de enfrentamento. Mas a princípio o que temos que fazer é reforçar os cuidados que a população deve tomar e testar o maior número de pessoas possível”, concluiu Heloísa.

Cianorte conta com 58 pessoas contaminadas, dentre elas 32 homens, 23 mulheres e três crianças. Destas 21 estão em isolamento domiciliar, duas estão internadas – um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Covid-19 e outro na enfermaria do setor –, 34 estão recuperadas e um óbito foi registrado.

Outros 59 casos continuam em investigação e 110 em monitoramento.

Região

A Secretaria de Saúde de Rondon divulgou o sexto caso positivo de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher de 54 anos que  teve contato com caso confirmado de Cianorte. A paciente está em isolamento domiciliar.

Além disso, a secretaria informou que todos os casos positivos estão sendo monitorados pela equipe de saúde, bem como as pessoas que tiveram contato com os casos descritos sendo os monitorados, em isolamento domiciliar.

De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), divulgado nesta sexta, 29, Guaporema registrou mais três casos de Covid-19, totalizando quatro casos; Japurá confirmou mais um caso, chegando às sete confirmações.

Conforme o boletim, Terra Boa dobrou o número de casos, chegando às quatro confirmações. Segundo a Secretaria de Saúde do município, uma mulher de 48 anos, que esteve em Curitiba, teve o seu exame confirmado. Uma criança, neta da infectada, também apresentou sintomas e buscou serviço médico particular.

São 97 casos confirmados de coronavírus na região.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp. Basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.