Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema e São Manoel seguem sem casos de dengue

Da Redação

O primeiro boletim de dengue de 2021, divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) ontem, 12, mostra que os municípios da região não registraram aumento no número de casos da doença. Além disso, Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema e São Manoel do Paraná seguem sem casos confirmados. Ao todo são 33 casos de dengue confirmados na microrregião.

O único crescimento referente à doença registrado na região, foram os referentes às notificações. No último boletim divulgado, no dia 22 de dezembro do ano passado, as cidades da região contabilizaram 149 notificações, no último o número subiu para 178.

São Tomé é a cidade com maior número de casos da região. São 16 casos confirmados e 39 notificações no ciclo 2020/2021. Terra Boa tem seis casos confirmados. As demais cidades têm entre um e três casos registrados.

A maior cidade da região, Cianorte, que no período sazonal de 2019/2020 registou 4.408 casos e três óbitos, continua zerada de casos neste ciclo.

Verão

De acordo com a Sesa, o verão é a estação que mais propicia a proliferação do mosquito, devido ao maior volume de chuvas. Por isso, é necessário que a população sempre adote as medidas preventivas para a dengue, cuidando de recipientes e vasilhas destampadas ou qualquer local que acumule água.

Principais criadouros

Conforme destacou a Secretaria de Saúde, os principais criadouros do mosquito são o lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátios e ferros-velhos, entulhos em construção, vasos e frascos com água, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, entre outros.

Paraná contabiliza 1.724 casos confirmados de dengue

Conforme o primeiro boletim de 2021, o Estado conta com 1.724 casos confirmados no período epidemiológico, que teve início em agosto do ano passado.

O boletim registra um novo óbito por dengue; foi em Foz do Iguaçu, um homem, de 87 anos, que apresentava como comorbidades – hipertensão, cardiopatia e sequela de acidente vascular cerebral.

O Paraná soma seis óbitos no período, nos municípios de: Foz do Iguaçu (2), Apucarana (1), Assai (1), Cambé (1) e Londrina (1).

No ciclo sazonal de 2019/2020, no mesmo período, o Paraná já registrada 6.068 casos confirmados de dengue e dois óbitos.

186 municípios apresentam casos confirmados de dengue no Estado; 16 apresentam casos de dengue com sinais de alarme e sete têm casos de dengue grave.

186 municípios apresentam casos confirmados de dengue no Estado
Foto: SESA

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *