Casos de dengue têm aumento 10% em uma semana na região

A escalada da dengue nos 12 municípios da região segue sem controle. De acordo com boletim epidemiológico da doença divulgado nesta terça-feira, 5, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o número de casos da doença cresceu 10,7% em apenas uma semana na microrregião da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte).

A região tem hoje 7.481 casos confirmados de dengue, 728 registros a mais do que o número revelado na semana anterior, quando foram registradas 6.753 confirmações.

Além disso, conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta terça-feira, 5, são 797 notificações a mais no período de uma semana, ou seja,  9.781 exames em análise em toda a região. 

De acordo com informações da Sesa, a região conta com cinco óbitos, três registrados em Cianorte e dois em Rondon.

Cianorte

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Capital do Vestuário conta com 3.882 casos confirmados de dengue. Na última semana o número de casos cresceu 7% com 259 novas confirmações.

Em 2020, o mês que mais apresentou números confirmados foi março, com 2.021 casos de dengue. E janeiro, contou com o menor número, 123 casos. Até o momento, maio possui 107 registros. 

Conforme dados da Sesa, a média semanal no aumento de número de casos de dengue é de 232 novos casos em Cianorte, durante o último mês. Desde a primeira semana de abril até a primeira semana de maio, foram registrados 928 casos.

Paraná

O boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (05) pela Secretaria de Estado da Saúde contabiliza 157.418 casos confirmados no Paraná e 122 óbitos provocados pela doença. A epidemia atinge 223 cidades – 55,8% dos municípios paranaenses. São cidades que apresentam, proporcionalmente, incidência maior que 300 casos autóctones por 100 mil habitantes.

Da semana anterior para esta, o número de casos confirmados aumentou 10,78%, com 15.320 novos registros. A atualização semanal também confirma 11 mortes por dengue que estavam em investigação.

O secretário de Estado da Saúde Beto Preto enfatiza à população a necessidade de manter um efetivo combate à dengue, mesmo neste período de enfrentamento da Covid-19.

“Os dados são preocupantes e o Governo do Estado mantém o alerta e a vigilância, apoiando as ações de combate e controle da dengue em todas as regiões e municípios. Mas temos que contar com o apoio da população, não esquecer do cuidado, mesmo neste período em que enfrentamos o coronavírus”, afirma.

O monitoramento deste período epidemiológico da dengue começou em julho de 2019 e segue até julho deste ano.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp. Basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.