Casos de Covid-19 mais que dobram em um mês e registros chegam a 50 

Cianorte atingiu nesta quinta-feira, 28, a marca dos 50 casos de coronavírus. A escalada desenfreada doença, conforme era previsto, começou a se acentuar em maio com o registro de 30 casos da doença somente nos últimos 28 dias. Ou seja entre abril e maio o número de registros positivos de Covid-19 cresceu 150% na cidade.  É o que mostra o boletim epidemiológico da doença divulgado no final da tarde desta quinta-feira, 28, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). 

Apesar das confirmação da Secretaria de Saúde do Paraná, a Prefeitura de Cianorte só confirmava, ao menos até o fim da tarde desta quinta, o registro de 47 casos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde os novos casos se referem a três mulheres, de 20, 23 e 54 anos, e quatro homens, de 27, 51, 55 e 57 anos. Todos tiveram contato com casos confirmados anteriormente e estão em isolamento domiciliar. As outras três confirmações ainda não foram divulgadas pela prefeitura.

Conforme o boletim da Prefeitura, outros 37 casos estão em investigação e 82 são monitorados. Ao todo 15 pessoas seguem em isolamento domiciliar. A administração conta com 29 casos recuperados e um óbito registrado.

Morte Santa Casa

A Fundhospar, antiga Santa Casa de Cianorte, confirmou a morte de um homem de 31 anos, morador de São Tomé, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do coronavírus. O paciente veio a óbito por volta das 4 horas.

Conforme esclareceu a secretária de Saúde de São Tomé, Vera Lucia Garcia, o paciente que faleceu fez o teste de Covid-19, tanto pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) como teste rápido, e ambos apresentaram resultado negativo para a doença. Em novo exame, realizado no hospital, foi descartada a possibilidade do paciente possuir o vírus.

De acordo com Vera, o homem apresentava problemas respiratórios e, por isso, foi internado na UTI de Covid-19 do hospital. O município aguarda outros exames de confirmação da doença.

Na mesma unidade ainda se encontram três pacientes, de Cidade Gaúcha, Guaporema e de Cianorte. Já na unidade clínica direcionada aos casos de coronavírus, mas com menor gravidade, o hospital possui um paciente internado, morador de Guaporema.

Ao todo o hospital possui 13 leitos do Sistema Único de saúde na unidade clínica e seis na UTI.

Além disso, por medida de precaução, seis funcionários da assistência foram afastados.

 

Três pacientes diagnosticados com Covid-19 estão internados na UTI da Santa Casa de Cianorte. Foto: Reanta Martins

Onze das do cidades têm casos confirmados de CODI-19

Os municípios de Japurá, Rondon, São Manoel do Paraná e Tapejara registraram novos casos de coronavírus. Guaporema registrou o primeiro caso nesta quarta-feira, 27. Ao todo, de acordo com o boletim divulgado pela Sesa, a região possui 80 casos confirmados. Apenas Indianópolis não apresentou casos da doença.

A Secretaria de Saúde de Japurá confirmou quatro novos casos de coronavírus nesta quinta-feira, 28.  Um jovem de 18 anos e duas mulheres, de 27 e 34 anos, tiveram contato com casos positivos. Já um homem, de 43, foi contaminado trabalhando como caminhoneiro.

Todos estão em isolamento domiciliar e apresentaram apenas sintomas leves.

O município conta agora com seis casos positivos, 89 em monitoramento e dois casos suspeitos aguardando resultado de exames. Com as confirmações registradas, a região soma 73 casos de coronavírus.

Rondon apresentou três novos casos, fechando com cinco; São Manoel do Paraná possui quatro casos, com o novo registro; e Tapejara subiu para cinco casos, com as três confirmações desta quinta-feira, 27.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *