Beto Preto visita 13ª RS e reforça necessidade de vacinação contra pólio  

O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, durante visita a sede da 13ª Regional de Saúde de Cianorte, reforçou as ações das campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a poliomielite, que seguem até a próxima sexta-feira, 30, em todos os municípios do Estado, com foco em crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A visita ocorreu na última quinta-feira, 22.

A vacinação contra a poliomielite é dirigida a crianças a partir de 12 meses até os cinco anos. A dose é oral, com a aplicação de duas gotinhas em cada criança. Já a campanha de multivacinação oferece todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional na faixa etária indicada, entre elas as que previnem contra tuberculose, hepatite B, meningite, pneumonia, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano, diarreia, varicela e HPV.

No Paraná, a meta de vacinação contra a poliomielite é de chegar a 583 mil crianças até o fim da campanha. “Tivemos a participação da maioria dos municípios na ação do final de semana, mas é preciso reforçar que as campanhas seguem e que as vacinas representam imunidade e proteção, por isso reiteramos aqui a orientação para que municípios sigam com as ações de promoção da vacinação e para que a população busque por esta prevenção, que é gratuita e oferecida em toda a rede pública”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Até o dia D de mobilização nacional, que aconteceu no dia 17 de outubro, a 13ª Regional de Saúde ocupou a segunda posição no Estado quanto às metas.

A enfermeira chefe da seção de Vigilância Epidemiológica, Silvia Aparecida Mendes Féria, alertou sobre a importância da vacinação contra a poliomielite no país. “Agradecemos a visita do nosso secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, pela atenção dispensada à saúde da nossa população, e reforçamos a importância de vacinarmos as nossas crianças. A poliomielite ainda é endêmica em alguns países e, embora tenha sido considerada erradicada no Brasil, ainda existe o risco de termos casos importados e o vírus voltar a circular”, afirmou.

O secretário foi recepcionado pelo deputado estadual Jonas Guimarães; pela chefe da 13ª RS, Lucélia Guimarães e por chefes de divisão de seção e técnicos de epidemiologia.

Covid-19

Além das campanhas de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação, o secretário Beto Preto também reforçou os cuidados com relação ao combate ao coronavírus. O secretário salientou que a pandemia ainda não acabou e que a população deve manter o distanciamento social. “Não podemos relaxar. Precisamos continuar com a distância mínima para evitar o contágio, usar sempre as máscaras, higienizar-se com álcool em gel e evitar aglomerações. A nossa luta ainda não acabou”, explicou o secretário.

O deputado estadual Jonas Guimarães também agradeceu ao secretário pela visita que ressalta a preocupação do Estado com sua população. “Essa visita é de suma importância, pois reforça o papel da Secretaria de Estado da Saúde, com o Beto Preto, e a preocupação do governador Ratinho Junior para com as campanhas de imunização e também de luta contra a Covid-19”, disse o deputado.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.