Alta demanda esgota testes de covid em Cianorte

Da Redação

O ultimo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte informou que 341 novos casos de covid-19 foram confirmados entre os dias 24 e 30 de maio. Número que pode ser ainda maior, já que por conta da alta demanda, os testes esgotaram na Unidade Básica de Saúde da Zona 2, local de atendimento exclusivo a síndrome respiratória.

Durante o mês de maio, foram 3.419 testes realizados, sendo 1.200 confirmados, o que representa 35% dos casos. Só na última semana, foram 1.239 testes. De acordo com a Secretaria, não há previsão de chegada para novos testes.

A UBS tem em média, 220 atendimentos diários, durante a semana e média de 170 nos finais de semana. De acordo com a Prefeitura, são sete profissionais atendendo durante o dia e três no período noturno. A unidade está com atendimento 24 horas, direcionado a casos de síndrome respiratória.

A Secretaria informou que o tempo de espera varia de acordo com a classificação de risco. Podendo ser do atendimento imediato (emergência) até quatro horas (pouco risco). No entanto, de modo geral, não está chegando a quatro horas.

NOVOS CASOS

De acordo com o boletim, dos novos casos registrados, 191 são mulheres, com idades entre 18 e 90 anos; 101 homens, com idades entre 21 e 89 anos; e 49 crianças/adolescentes, com idades entre 1 mês e 17 anos.

Destes, 223 tiveram contato com casos confirmados anteriormente. Os demais desconhecem a forma de contágio (transmissão comunitária).