13ª Regional de Saúde está preparada para receber vacinas

Da Redação

A 13ª Regional de Saúde (RS) está preparada para o recebimento das vacinas de Covid-19. É o que afirma a chefe do Núcleo da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná em Cianorte, Adriana Guimarães. Além disso, as salas de vacinação dos municípios, onde são feitas as vacinações de rotina, estão todas preparadas para as aplicações, assim como as equipes de profissionais na saúde.

De acordo com Adriana, a RS, neste primeiro momento, solicitou um levantamento a todos os municípios da região do número de profissionais da saúde que atuam na linha de frente no atendimento às pessoas com Covid-19. “Isso porque, nós é que somos responsáveis por fazer essa distribuição tanto das vacinas quanto dos insumos necessários pra vacinação”, explicou.

Como esclareceu a chefe da regional, o primeiro grupo a ser vacinado será o dos trabalhadores da saúde. “Essa vacinação vai acontecer de forma escalonada. Então nesse primeiro momento, faremos a vacinação dos profissionais de saúde que atendem os pacientes”, esclareceu.

Segundo Adriana, os profissionais que aplicarão as vacinas nos municípios já fazem esse processo e “são experts no assunto”. “Então não haverá necessidade de um treinamento específico para essa vacinação”, afirmou.

Além disso, a chefe da RS disse que já é feito o cadastramento dos vacinadores. “Estamos em processo de cadastramento no sistema”.

Adriana Guimarães afirmou que o Estado é responsável pela distribuição das doses aos municípios. “Então a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) enviará às Regionais de Saúde, que são as responsáveis pelo armazenamento e pela distribuição aos municípios”.

“Na 13ª Regional de Saúde temos uma câmara fria para o armazenamento das vacinas, agora estamos aguardando. E entre hoje (ontem,14) e amanhã (hoje, 15) teremos uma vídeo conferência com o nível central que vai esclarecer qual a quantidade de vacina que vamos receber”, esclareceu a chefe da regional. “Acredito que nesse momento, não será uma quantidade muito grande. Nós estamos preparados”, acrescentou.

A data do recebimento ainda não foi informada, de acordo com Adriana, o envio depende do Ministério da Saúde, que vai encaminhar as doses ao Estado.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *