Japurá investe na formação de gestores públicos

Da Redação

A Secretaria de Indústria e Comércio de Japurá, SEBRAE, e comércio do município uniram esforços em uma oficina de capacitação esta semana, com o objetivo de atender às necessidades dos gestores públicos nas compras governamentais. O foco do treinamento foi proporcionar uma compreensão mais clara sobre o Termo de Referência e sua elaboração adequada à realidade local, visando aprimorar o processo de aquisição de bens e serviços.

O Termo de Referência, também conhecido como Projeto Básico, é um documento essencial no qual o requisitante define de forma precisa e detalhada o que realmente necessita, estabelecendo as características do objeto a ser adquirido, bem como os demais elementos indispensáveis para uma contratação e execução eficientes.

Saber exatamente o que se deseja comprar, avaliar a qualidade dos produtos disponíveis no mercado local e analisar a viabilidade de obtenção do produto desejado são elementos-chave para obter êxito no processo de compra e reduzir a burocracia no setor de licitações.

“Acredito que essa capacitação trará inúmeros benefícios para a secretaria, permitindo a aquisição de produtos de qualidade com preços adequados, além de melhorar a forma como realizamos nossas solicitações”, afirmou Valquíria Pelosi, secretária da pasta.

O encontro promoveu um espaço de aprendizado e troca de experiências entre os gestores públicos, capacitando-os a aprimorar suas habilidades na elaboração do Termo de Referência, considerando as particularidades e demandas locais. A iniciativa teve como objetivo capacitar os participantes para que possam otimizar as compras governamentais, garantindo a eficiência, transparência e economia na administração pública.