PSD tem oito candidatos a prefeito na região

O Partido Social Democrático (PSD), que defende as liberdades de expressão e opinião e direito do cidadão à informação, tem o maior número de candidatos a prefeito nas eleições majoritárias de 2020 na região. O partido tem oito, dos 30 candidatos, que disputam os cargos.

O cenário deste ano é bem diferente do apresentado em 2016. Partido do atual governador, o PSD tem pouco mais de 26% dos candidatos a prefeito nos 11 municípios da região. Na eleições de 2016, o PSDB, partido do então governador Beto Richa tinha apena três candidatos a prefeito na região. O PSD, que já tinha Ratinho Júnior como principal cacique político teve apenas dois candidatos naquele ano.

Nestas eleições o PSDB não tem nenhum candidato a prefeito na região.

O Partido Social Liberal (PSL), alinhado ao social-liberalismo, mas atualmente liberal apenas no âmbito econômico, defendendo o conservadorismo nos costumes, é segundo com maior número de candidatos em 2020, com quatro filiados candidatos. Nas eleições de 2016, nenhum candidato era do PSL.

Dois dos candidatos do PSD neste ano participaram das eleições de 2016. De Rondon, Roberto Aparecido Corredato disputa novamente para prefeito defendendo a mesma sigla. Ele não foi eleito em 2016.

Já o candidato de São Tomé, Ocelio Cesar Ferreira Leite, atual PSD, concorreu em 2016 pelo PDT e venceu. Neste ano, ele disputa pela reeleição.

Sem força

Alguns dos partidos que perderam a força neste ano e trouxeram menos ou nenhum candidato, além do PSDB, Foi o MDB, que em 2016 contava com três candidatos e neste ano não possui nenhum. E o PDT e PSC, ambos tinham quatro concorrentes nas eleições municipais de 2016, e agora possuem um e dois, respectivamente.

Em contrapartida o PSL, PL Cidadania, Republicanos e Rede, que não lançaram candidatura própria na majoritária em 2016 na região, ganharam espaço e têm pelo menos dois candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *