PSD elege sete prefeitos na região

O PSD elegeu sete dos 12 prefeitos da região na eleição do último domingo, 15. O partido do governador Carlos Massa Ratinho Junior não esteve presente nas eleições de 2016, mas neste ano prevaleceu em mais da metade das cidades.

Cianorte, Guaporema, Indianópolis, Jussara, Rondon, São Tomé e Terra Boa elegeram candidatos do partido. O Partido Social Liberal (PSL) vai comandar duas prefeituras: Cidade Gaúcha e Tapejara.

Os partidos Socialista Brasileiro (PSB), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido Liberal (PL) tiveram um representante eleito cada um.

De acordo com o presidente do diretório Municipal do PSD em Cianorte, João Liberatti, o primeiro ponto do crescimento do partido se deve a avaliação positiva do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Além disso, se deve ainda ao posicionamento do governador. “O discurso dele sempre foi de modernizar o Paraná e isso foi tomando forma”, afirmou.

Segundo Liberatti, o governador criou fortes grupos para que trabalhasse junto ao governo estadual. “Ele buscou lideranças municipais e conversou sobre a vinda para o PSD. O governador buscou criar uma força tarefa para trabalhar junto a ele e uniu grandes lideranças”, esclareceu.

Conforme o presidente do partido do município, O PSD “atraiu desde pequenos municípios, como os grandes. “O PSD dominou desde cidades pequenas, como aqui na região, como Maringá. Atuou em todas as frentes”, disse Liberatti. “A aceitação foi muita alta e grande parte disso se deve à atuação do governo atual”, acrescentou.

Além disso, como disse o presidente, os convites aos candidatos para integrarem ao partido foi do próprio governador. “Ele tem uma ação muito forte nesse fortalecimento político partidário”, finalizou.

2016

Em 2016, o cenário foi mais pulverizado.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi o que mais elegeu prefeitos na região em 2016, foram três vitórias, em Indianópolis, Jussara e Tapejara. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), contou com dois candidatos eleitos em Cianorte e Cidade Gaúcha. Tanto o PSDB quando o PMDB perderam as forças na última eleição e não tiveram candidatos eleitos nesse ano.

Os partidos PDT, com dois prefeitos eleitos em 2016, e o PR, com uma vitória, não apareceram nas cabeças de chapa majoritárias das eleições de 2020. 

Os partidos PSB e PROS tiveram duas e uma vitória, respectivamente. Os dois também tiveram um prefeito eleito, cada um, em 2020.

Vereadores

Dentre os 10 vereadores eleitos em Cianorte, dois são do PSD. Rodrigo Rezende Enfermeiro, terceiro mais votado no município, foi eleito com 1.205 votos (3,01%) e o Pastor Dejair eleito com 520 votos (1,30%).

Os outros oito vereadores são de diferentes partidos, Solidariedade, PL, PSL, PV, Rede, PODE, Patriota e Republicanos.

Na região, dos 99 vereadores eleitos, 26 são do PSD. As cidades que mais tiveram vereadores do partido eleitos foram Indianópolis e São Manoel do Paraná, onde quatro novos vereadores são do PSD.

O único município que não teve vereador do partido foi Cidade Gaúcha. Lá as cadeiras foram divididas entre o PL (3) e PSB (3) PODE (2) e PSL (1).

Guaporema, Japurá, Jussara, Rondon e São Tomé tiveram três vereadores eleitos pelo PSD, cada uma. Tapejara, Tuneiras do Oeste e Terra Boa tiveram apenas um.

Paraná

O PSD fez 128 prefeituras no primeiro turno no Paraná, o que representa 100 a mais em relação a 2016. O segundo partido que mais cresceu, o PSL, fez 22 novos prefeitos. O partido do governador cresceu no vácuo do PSDB, que perdeu 51 prefeituras, e do MBD, que terá, a partir de 2021, 49 a menos em relação a 2016.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *