Jonas Guimarães destaca projeto de inclusão nas eleições de 2022

Assessoria

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em Curitiba, na manhã desta terça-feira, 10, o deputado estadual Jonas Guimarães, junto aos demais  parlamentares, recebeu o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanoel Coimbra de Moura.

Convidado pela Comissão Executiva, o presidente da Corte Eleitoral no Estado esclareceu que, com ações amplas, cada vez mais haverá menos pessoas excluídas do processo eleitoral no Paraná. O desembargador apresentou o projeto Cidadania Plena, que tem como objetivo levar urnas eletrônicas às comunidades que, porventura, não consigam ir até as urnas eletrônicas.

“Os eleitores com mais de 70 anos estavam à margem e longe da cidadania. Do eleitorado paranaense, eles correspondem a 8%, enquanto os jovens são 1%”, explicou o desembargador. O Cidadania Plena atende especialmente àqueles que estão em casas de longa permanência, ou que estejam hospitalizados, inclusive dando a possibilidade de o corpo clínico do hospital votar no local. O projeto ainda deve atender quilombolas e indígenas. As sessões eleitorais irão a aldeias e quilombos, nos dois turnos das votações de 2022, atendendo a mais de dois mil cidadãos.

INCLUSÃO

O deputado estadual Jonas Guimarães, representante de Cianorte e da região Noroeste na Assembleia Legislativa, falou da importância de projetos como este, levando inclusão a todos os cantos do Estado. “Sabemos que há uma quantidade expressiva de eleitores que, devido a variadas dificuldades, não podem exercer seu direito ao voto, mesmo que queiram. Parabenizamos o TRE-PR pela iniciativa, possibilitando que a cidadania chegue aos enfermos e acamados, além daqueles que vivem distantes. Estamos promovendo inclusão e democracia”, disse o parlamentar.

PARCERIA

Em abril, a Assembleia Legislativa e o TRE assinaram termo de cooperação em ações que preveem adoção de medidas para desestimular e denunciar redes de desinformação, condutas ilegais em campanhas eleitorais e envio de disparos em massa em desacordo com a legislação. A parceria acontece no âmbito do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral, que reúne 100 instituições públicas e privadas, além de plataformas digitais.

“É nosso papel como deputado trabalhar – junto à sociedade civil, lideranças e autoridades – por eleições mais justas e inclusivas”, finalizou o deputado Jonas Guimarães.