Estados dão mais um passo para conectar PR e MS com nova ponte

Assessoria

Os governadores Carlos Massa Ratinho Junior e Reinaldo Azambuja, do Mato Grosso do Sul, assinaram nesta segunda-feira, 30, um convênio para dar início aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção de uma nova ponte de dois quilômetros entre os dois estados, ligando o distrito do Porto São José, em São Pedro do Paraná, a Taquarussu/MS. O objetivo é melhorar o escoamento da  produção agrícola e atrair novos investimentos. O valor do estudo é de R$ 3,2 milhões, bancado pela Itaipu Binacional.

A assinatura do documento foi realizada durante um encontro com autoridades dos estados no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O EVTEA apontará as vantagens da implantação dessa nova travessia entre os estados e os impactos no desenvolvimento socioeconômico da região. A Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) é parceira da iniciativa.

O deputado estadual Jonas Guimarães, com representatividade expressiva em São Pedro do Paraná, falou da importância da assinatura do convênio e dos estudos para esta importante obra. “Tudo é preciso ser feito com a maior cautela, com responsabilidade social e ambiental, ouvindo as lideranças e a sociedade civil organizada de ambos os estados. Ficamos felizes em fazer parte deste momento. Nosso mandato também representa o Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, e estamos atentos a este trabalho do Governo do Estado, que poderá fomentar o nosso turismo e o escoamento da nossa produção”, disse o deputado.

“É um estudo complexo de R$ 3,2 milhões que vai demonstrar qual é o melhor traçado, o que tem menor impacto ambiental e o que é mais sustentável dessa nova ligação entre Paraná e Mato Grosso do Sul. Ao atravessar o Rio Paraná temos um potencial  conômico muito forte para atender o Noroeste do Paraná tanto na parte turística, como na produção de alimentos. Essa nova rota vai diminuir em média 80 quilômetros de quem vem do Mato Grosso do Sul ao Paraná”, disse o governador Ratinho Junior.