Policial da 5ª CIPM conquista 1º lugar em curso de farejadores
A soldado Marquete, integrante da equipe de operações com cães da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) de Cianorte, foi destaque ao conquistar o 1º lugar na 2ª edição do Curso de Condutor e Operador de Cães Farejadores de Drogas, realizado em Guaíra pelo Ministério da Justiça e o Batalhão de Polícia de Fronteira, na ultima segunda-feira, 2.
O curso, que contou com a participação de 32 novos operadores de cães farejadores, teve como objetivo aprimorar as habilidades desses profissionais e seus parceiros caninos, conhecidos como binômios, especialmente para atuarem na faixa de fronteira, onde os desafios são mais intensos e variados. Com uma carga horária de 100 horas-aula, o treinamento incluiu técnicas avançadas de busca em bagagens, veículos, residências e terrenos, garantindo que os operadores estivessem preparados para enfrentar os cenários mais críticos e exigentes.
Além da soldado Marquete, a equipe da 5ª CIPM também contou com a participação do sargento Anizelli e do soldado Manfré, que igualmente aperfeiçoaram suas habilidades durante o curso. Outro destaque foi a cabo Curotto, da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Choque, que também alcançou a primeira colocação ao lado de Marquete.
“Esse tipo de capacitação é fundamental para melhorar a utilização dos semoventes em situações de faro. Ficamos muito satisfeitos por termos uma equipe tão especializada como a da 5ª CIPM, o que só vem a melhorar a resposta da nossa atividade para a população”, destacou o major Wagner de Araújo, comandante da Polícia Militar de Cianorte.