Professores da Amenorte participam de formação em robótica e educação digital

Professores das redes pública e particular dos municípios que integram a região da Amenorte participaram, na quarta-feira (8), de um encontro voltado à Educação Digital e à Computação: Robótica. A formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Cianorte, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), e realizada no Centro de Educação Municipal Integral (CEMI 1).

O evento teve como objetivo preparar os educadores para a implantação da Política Nacional de Educação Digital, instituída pela Lei Federal nº 14.533/2023, que tornará o ensino de Computação obrigatório em todo o país até 2026. A proposta é integrar a tecnologia de forma efetiva ao currículo escolar, aproximando a sala de aula das demandas do mundo contemporâneo.

Os formadores Douglas Possavati e Claudia Roberta Amorim conduziram oficinas teóricas e práticas, destacando conceitos da educação digital e apresentando experiências de sucesso das escolas municipais de Cianorte. Eles também reforçaram o papel pioneiro da rede municipal na adoção de metodologias tecnológicas desde 2022, com ações de formação continuada e acompanhamento pedagógico. “Essa trajetória tem consolidado uma educação pública inovadora e preparada para os desafios do século XXI”, afirmaram.

Durante o período da tarde, os participantes participaram de dinâmicas voltadas ao Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, com propostas adequadas para turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Para a chefe do NRE de Cianorte, professora Silmara Tolardo Bonfante Affonço, o encontro reafirmou o compromisso conjunto das redes de ensino da Amenorte com a modernização da prática pedagógica. “Foi um momento de troca e fortalecimento regional, que impulsiona uma educação mais conectada, colaborativa e alinhada às transformações do nosso tempo”, avaliou.

A iniciativa integra o movimento regional de valorização da tecnologia educacional e evidencia o papel de Cianorte e dos municípios da Amenorte como referência na formação docente voltada à inovação e à cultura digital.